Logo

Ter acesso às informações de forma rápida e atualizada é um desafio para muitos gestores de hospitais, que precisam traçar novas metas, apresentar propostas, mensurar resultados ou prestar contas. Muitas vezes, os dados ficam “soltos” em plataformas ligadas ao governo do estado ou do governo federal. Foi pensando em agilizar esse processo que a Federassantas desenvolveu o portal “REFERENCIAL FEDERASSANTAS”.

De acordo com o analista de sistema da Federassantas, Lucas Gerken, em funcionamento há dois anos, o site faz a sincronização dos bancos de dados do DATASUS (ferramenta do Ministério da Saúde); do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, Sistema de informações Hospitalares do SUS – SIHSUS e Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIASUS e do sistema de saúde filantrópico de Minas Gerais distribuídos entre macro, micro regiões e municípios. O usuário pode selecionar a área de interesse e aplicar os filtros de pesquisa, que facilitam a busca. As informações podem ser filtradas por hospital ou por regiões do estado. Ainda segundo Gerken, o usuário consegue ter acesso às informações sobre faturamento, produção, número de hospitais, frequências ambulatoriais, total de internações e de leitos.

Pelo “Referencial Federassantas” é possível, também, visualizar os dados em forma de gráficos, o que facilita a comparação das informações. Isso permite que os gestores dos hospitais filiados visualizem a situação atual do setor para desenvolver estratégias de ação. Além disso, o portal pode ser fonte de informação para a imprensa e servir de base para que os governantes conheçam com maior detalhamento a realidade e a importância dos hospitais filantrópicos para a saúde pública do estado.