30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 15% da população seja afetada pela enxaqueca, somente no Brasil cerca de 30 milhões de pessoas sofrem do mal, sendo o 10º problema mais incapacitante do mundo.

“Cerca de 20% delas vão apresentar o problema em alguma fase da vida. Ainda não se sabe as causas específicas da enxaqueca, mas alguns fatores são observados, como já se ter histórico na família e, no caso feminino, a questão hormonal”. Explica a médica do serviço de neurologia do Hospital das Clínicas, Nina Rosa Murta, que trata-se de uma doença crônica que acomete, principalmente, as mulheres.

Nina acrescenta que existem cerca de 100 tipos de dores de cabeça, contudo, a enxaqueca é a mais comum. “É uma dor pulsátil e de um lado da cabeça que pode durar de 4 a 72 horas. Geralmente, vem acompanhada por um mal estar e enjoo. Além disso, a claridade e o barulho passam a incomodar, a pessoa tende a ficar de repouso, porque caminhar aumenta os sintomas. E, ainda, tem aqueles pacientes que veem auras, ou seja, pontinhos coloridos e risquinhos na visão”.

A médica esclarece que, apesar de todos os sintomas, a enxaqueca é uma cefaléia benigna. “Ela não vai virar outra doença. No entanto, o problema pode trazer um prejuízo funcional na vida do paciente no que se refere à qualidade de vida. Muitas pessoas não conseguem exercer suas atividades em meio às crises, algumas precisam ir para o pronto-socorro tomar medicação intravenosa. Nesses casos o ideal é procurar um médico em busca de um tratamento adequado”.

Veja reportagem completa em:
Edição do Brasil/Saúde e Vida

Compartilhar esse post