Apenas 23% dos profissionais da área são graduados em enfermagem

Dos 1,8 milhão de trabalhadores das equipes de enfermagem no Brasil, somente 23% são formados no curso superior de enfermagem. Os outros 77% são auxiliares e técnicos. Os dados são da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil feita Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que considera as redes pública e privada.

Maria Helena Machado, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, lembra que o índice de enfermeiros graduados é baixo, mas já foi muito menor. “Na década de 60 só tínhamos atendentes de enfermagem que nem existem mais e médicos. Mas, mesmo assim, o índice de hoje é deficitário. A tendência é que cresça, o ideal é chegar a 50%.”

Segundo ela, a pesquisa mostrou que os 77% dos profissionais que estão na área sem graduação têm vontade de fazer faculdade em enfermagem. “Há um predomínio acentuado de profissionais com nível técnico e isto é nocivo para o sistema de saúde. Mas há uma demanda latente na própria equipe de enfermagem em se graduar. Acho que haverá uma transformação em um médio prazo.”

Veja reportagem completa em:
http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/23-dos-profissionais-da-area-sao-graduados-em-enfermagem-diz-pesquisa-da-fiocruz.ghtml

Compartilhar esse post