As atribuições do SUS que você (provavelmente) não conhece

Saneamento básico, vigilância sanitária e epidemiológica… mais coisas do que você imagina dependem do SUS.

O Sistema Único de Saúde é muito maior e mais abrangente do que se imagina e, em alguns aspectos, bem diferente da imagem de um programa gigante e ineficiente.

“Quando se fala em SUS, a gente só lembra do que não dá certo, mas o sistema é muito grande. No Brasil, a gente trabalha com a ideia de integralidade da atenção à saúde. Quer dizer que nossa intenção é integrar ações preventivas e curativas, com prioridade para a prevenção”, afirma o professor Jairnilson Paim, autor do livro “O que é o SUS” (Editora Fiocruz).

O Ministério da Saúde formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas, etc.)

Grande parte das funções do SUS são desempenhadas pelos órgãos vinculados (que não estão subordinados ao Ministério da Saúde). É o caso da Fiocruz, da Anvisa e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (responsável por regular os as empresas privadas de planos de saúde), por exemplo.

Veja lista completa dos principais serviços SUS que estarão ameaçados ou serão remanejados se o programa for reduzido em:
Exame/Brasil

Compartilhar esse post