Atenção filiados! Estelionatários aplicam golpe com falsa ligação de bancos ou financeiras

A atendente de um banco liga para o cliente e diz que precisa fazer a atualização dos dados. Parte das informações cadastrais ela até já tem, basta confirmar um ou outro item do cadastro, que estaria desatualizado. Tudo parece comum … tem até aquela musiquinha das centrais de telefone, mas atenção!!! Por trás da simpatia da suposta atendente ou de uma gravação em que basta confirmar as respostas com a digitações de números pode estar uma quadrilha especializada em golpes bancários. E ela não  poupa ninguém: consumidores comuns, empresas e nem hospitais! Com acesso aos dados bancários, endereço e outras informações esses golpistas estão conseguindo arrancar grandes quantias de vítimas pelo Brasil.

A situação preocupa as autoridades. Em muitos casos, os estelionatários falam em nome das instituições financeiras, citam nomes de servidores (gerentes de bancos) para terem acesso às informações sigilosas do cliente. E com a confirmação dos dados, e até de senhas, fazem diversas transações bancárias como empréstimos, transferências e até saques.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), ao receber um telefonema de alguém dizendo que é funcionário do banco, nunca forneça a senha ou outras informações sigilosas. Diga que prefere retornar a ligação para o seu gerente. Outra orientação é nunca emprestar ou entregar o cartão do banco para terceiros, nem permitir que ele seja examinado por desconhecidos.

Fique alerta! A área financeira ou administrativa do seu hospital pode cair nesse tipo de golpe! Por ser uma empresa com grande circulação de informações, inclusive, pela internet, os golpistas podem se aproveitar dessa “fragilidade” e aplicar o que está sendo chamado de FALSO 0800. Em caso de dúvidas ligue para o Banco Central pelo número 145 (custo de ligação local, de qualquer lugar do país). De acordo com Banco Central, todos os casos de tentativas de fraudes que chegam por esse telefone são comunicadas à Polícia Federal.

Compartilhar esse post