Artigo – Como o serviço de higiene pode contribuir para a gestão da hotelaria hospitalar?

Otimizar o tempo médio de permanência do paciente nos hospitais, essa é uma das vertentes cruciais para se alcançar uma boa gestão hospitalar. A redução da estadia desnecessária aumenta consequentemente o giro de leitos, a capacidade de internações e realização de cirurgias. Este é um dos temas importantes e discutidos dentro dos hospitais atualmente. Quanto mais esse fluxo estiver alinhado com a chegada do paciente, melhor será a otimização dos custos envolvidos e a satisfação do cliente. Um quarto parado significa perda de receita.

E, então, você pode perguntar de que maneira a equipe de higiene tem parte na responsabilidade sobre esse fluxo? Tem e muito. Uma limpeza terminal bem realizada, de forma eficiente e rápida, permite maior rotatividade dos quartos, diminuindo as filas de espera dos pacientes, para os mais diversos procedimentos médicos.

Do que adianta os quartos estarem vazios se não estiverem limpos? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. Portanto, é primordial que os quartos tenham uma higienização adequada e sem risco de proliferar qualquer vírus ou bactéria.

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Fonte: Portal Hospitais Brasil

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