Descoberta doença genética que torna a gripe infecção mortal

Pesquisadores anunciaram nessa quinta-feira (22) a descoberta de um gene cujas mutações podem transformar uma simples gripe em uma infecção potencialmente mortal, uma encefalite.

“É uma nova doença genética que foi identificada”, explicou em um comunicado o instituto de pesquisa genética parisiense Imagine.

“Ela se traduz em uma vulnerabilidade extrema a infecções virais normalmente sem gravidade, atingindo particularmente o tronco cerebral”, acrescentaram.

O gene em questão, chamado DBR1, nos torna desiguais diante de vírus comuns presentes em nosso meio ambiente: influenza (responsável pela gripe), norovírus (que causa gastroenterite) e HSV1 (herpes tipo 1).

Os pesquisadores do instituto Imagine e do instituto Rockefeller, de Nova York, provaram que, em algumas crianças, uma série de mutações nesse gene perturba a defesa contra esses vírus.

Mais informações em: http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/descoberta-doen%C3%A7a-gen%C3%A9tica-que-torna-a-gripe-infec%C3%A7%C3%A3o-mortal-1.1587789

Compartilhar esse post