Dia Mundial do Doador de Sangue

Em todo o mundo, é celebrado hoje o dia do doador de sangue. A data foi instituída no ano de 2005, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a 58ª Assembleia Mundial de Saúde. A escolha da data se deu pela comemoração do nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que foi responsável pela classificação dos grupos sanguíneos A, B e O e a descoberta do fator RH.

Para celebrar a data, durante todo o dia, algumas unidades da Fundação Hemominas irão realizar ações para homenagear os candidatos que comparecerem nas unidades para doar sangue. No Hemocentro de Belo Horizonte, maior unidade da Hemominas no estado, os doadores serão homenageados com uma programação especial. Outras unidades do interior, como Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares e Uberlândia também contarão com uma programação especial. A Hemominas reconhece o doador como peça fundamental no trabalho da entidade que hoje é referência no fornecimento de serviços de hematologia e hemoterapia no Sistema Único de Saúde, o SUS.

Segundo a Fundação, a celebração da data é importante pois, neste período do ano, as baixas temperaturas no país somadas às férias escolares e empresariais, provocam uma baixa de comparecimento de doadores: os estoques de sangue caem, em média, 30% da quantidade normal. O aumento de pessoas resfriadas e à época do ano em que a vacinação contra a gripe é disponibilizada pelo governo também favorecem a redução dos bancos de sangue.


REFERÊNCIA E HISTÓRIA

Há 32 anos, a Fundação Hemominas promove a prestação de serviço continuado e de qualidade à população. Composta por 21 unidades responsáveis pela coleta de sangue no estado, a fundação atende à maioria dos estabelecimentos de saúde de Minas Gerais. São cerca de 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, com abrangência de cerca de 800 municípios mineiros. O Hemominas possui também uma unidade administrativa na capital e uma unidade transfusional no município de Frutal.

Para garantir o aprimoramento das práticas administrativas, desde o ano de 2002 foi implementada a política de gestão da qualidade. Com isso, alcançou-se maior segurança nas transfusões e foi possível ampliar o atendimento ao doador; somente no ano de 2016 foram registrados cerca de 360 mil candidatos à doação de sangue, totalizando 765 mil hemocomponentes.

DOAÇÃO

Para fazer uma doação de sangue, o interessado deve ir à unidade do Hemominas mais próxima, passar pela triagem clínica e, caso aprovado, já estará liberado para fazer a doação. É possível agendar data e horário da doação pelo site do Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br), ou pelo telefone 155, opção nº 8.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e com mais de 50 quilos. Jovens de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar condições especiais no site. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue: homens, 60 dias e até 4 vezes por ano; mulheres, 90 dias e até 3 vezes por ano.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, a Federassantas reforça a importância da doação para salvar vidas.

Fonte: Hemominas

Compartilhar esse post