Federassantas inicia segundo módulo do PROAGS nas sete regionais

A Federassantas iniciou esta semana, o segundo módulo do PROAGS – Programa de Atualização para Gestores de Saúde, com o tema Gestão de Processos e da Qualidade. O objetivo deste módulo é apresentar metodologias, ferramentas e técnicas da Gestão da Qualidade com demonstração prática da sua aplicação na melhoria de processos.

Marcos Aurélio Seixas dos Reis, é o palestrante deste segundo módulo e explica qual a importância da gestão de qualidade para o hospital. “A importância da implantação de um programa de qualidade é em relação ao resultado final da instituição; sejam eles assistenciais, financeiros e até administrativos.

Outro impacto positivo proporcionado com a implantação da qualidade é um melhor atendimento para o paciente. De acordo com o instrutor para o paciente, é possível oferecer um atendimento com mais segurança, “hoje os custos direcionados a erros médicos, erros da assistência, demora do atendimento e falta de efetividade, são muito pesados para a instituição e trazem muitos danos ao paciente”. Segundo ele, “o paciente que é atendido em um hospital que tem o modelo de gestão pela qualidade e que tem assegurados os seus processos, ele sai mais rápido da instituição e tem seu problema resolvido de forma mais adequada. E assim, a instituição acaba tendo como resultado, além da satisfação do paciente e de toda sua equipe de profissionais, um melhor resultado financeiro, porque gasta menos para oferecer o melhor ao paciente”, afirmou.

Marcos destaca também que além destes benefícios, a gestão pela qualidade é um caminho para a melhoria contínua da instituição, mas que o processo de implantação deve partir de um envolvimento da alta gestão do hospital, alinhado a estratégias e objetivos institucionais. Além disso é necessária a criação de um escritório da qualidade, apto à envolver e capacitar todas as equipes e profissionais dos diversos setores do hospital.

O instrutor observa também que uma vez implantada a gestão da qualidade é necessário criar também indicadores, que possam ser mensurados e monitorar para assegurar que os processos estão sendo cumpridos.

CAPACITAÇÃO DE GESTORES

O instrutor Marcos Reis alerta sobre a importância da capacitação dos gestores hospitalares.  Quando a gente fala em qualificação de gestores hoje, sabemos que temos muito a caminhar ainda, então, quando a Federassantas cria um programa de qualificação dos gestores, que visa profissionalizar esses gestores para que possam olhar para sua instituição de forma mais objetiva, apresentando um modelo de gestão a esses gestores, isso é fundamental para o resultado da instituição, para a melhora do atendimento ao paciente, para melhorar o reconhecimento da sociedade;  porque quando a sociedade olha pra instituição e vê que tem gestores profissionalizados, que tem processos seguros dentro dela, de alguma forma respeitam e acabam se comprometendo melhor com essa instituição, então, talvez seja esse o principal ganho da instituição em poder investir na qualificação e na profissionalização dos seus gestores”, declarou.

PROAGS

Cerca de 100 profissionais de hospitais filantrópicos participaram do encontro na Regional Central, nesta segunda feira (04/02) em Belo Horizonte. O segundo módulo do PROAGS já foi realizado também na Regional Oeste (05/02), em Divinópolis; e na Regional Sul (06/02), em Alfenas.

Os próximos encontros acontecem nas regionais Triângulo (08/02), Zona da Mata (11/02), Norte (15/02) e Vales (25/02). As inscrições podem ser realizadas, sem custo, através do link https://federasbackup.meltcomunicacao.com.br/noticias/incricoes-abertas-para-o-2o-modulo-do-proags-federassantas. Participe!

PROAGS realizado na Regional Central, no Hospital Madre Teresa

     

 

PROAGS realizado na Regional Sul, na Santa Casa de Alfenas

    

 

PROAGS realizado na Regional Oeste, no Hospital São João De Deus

   

Compartilhar esse post