Governo de Minas disponibiliza mais 288 leitos de UTI

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira (20/5), a liberação de mais 288 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com esse incremento, já são 656 leitos reativados em todas as regiões mineiras, totalizando 2.669 leitos de UTI na rede SUS estadual. Dessa forma, o Estado dá mais um passo importante no enfrentamento à pandemia, preparando-se para uma eventual inclinação da curva do número de infectados.

De acordo com Zema, a expansão é fruto do mapeamento dos leitos de UTI desativados em toda rede hospitalar do estado, ou leitos de UTI em que faltavam equipamentos. “Apesar de estarmos com a pandemia bem controlada em Minas, é sempre prudente se preparar para uma situação mais grave”, alertou.

Desde o momento em que foi confirmada a transmissão comunitária do coronavírus em Minas Gerais, o Estado tem tomado medidas visando à maior estruturação da rede de Saúde, com a ampliação dos leitos hospitalares. Minas contava, em fevereiro, com 2.013 leitos de UTI no SUSFácilMG, programa estadual para regulação do acesso aos leitos.

Com o esforço conjunto, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) junto aos municípios, com apoio e recursos da iniciativa privada e também municipais, estadual e federal, foram agregados, na primeira quinzena de abril, 50 leitos à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Também em abril, outros 368 foram disponibilizados em hospitais prestadores de serviços ao SUS. Com o incremento anunciado hoje, Minas conta atualmente com 2.669 leitos de terapia intensiva na rede SUS estadual. Os 656 liberados representam 24,5% deste total.

Veja reportagem completa em https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12750-governo-de-minas-disponibiliza-mais-288-leitos-de-uti

Fonte: Agência Minas

Compartilhar esse post