Hospital Sofia Feldman inaugura banco de leite humano

De acordo com a direção do hospital, o próximo passo será a contratação de equipe para colocar o banco em funcionamento

Foi inaugurado na manhã de hoje o Banco de Leite Humano e a “Sala de apoio à amamentação para mulher trabalhadora que amamenta” do Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. De acordo com o diretor técnico e administrativo do hospital, Dr. Ivo Lopes, a criação do banco “é um sonho de mais de 20 anos e agora ele está se concretizando”.

Segundo a enfermeira obstetra e coordenadora do banco de leite do Sofia Feldman, Cintia Ribeiro, com a abertura do banco, todo leite doado ao hospital será pasteurizado na própria instituição. Ate então, o material doado era enviado à Maternidade Odete Valadares, que retornava apenas 50% do volume ao Sofia. De acordo com ela, o hospital enviava, em média, 80 litros por mês para a maternidade pública, mas que com a abertura de um banco de leite próprio, o objetivo será conseguir fazer mais campanhas de captação de doadoras e aumentar o volume do alimento. Ela completa que a instituição conta, atualmente, com 49 doadoras de leite.

A coordenadora afirma, também, que a meta da instituição é conseguir leite pasteurizado para todas as crianças internadas na UTI neonatal e, desta forma, reduzir o uso de suplementos infantis. A unidade neonatal do Sofia Feldman é a maior de Minas Gerais, com 250 internações mensais de bebês vindos de mais de 300 municípios.

A presidente da Federassantas, Kátia Rocha, estava presente na cerimônia de inauguração do banco de leite e conversou com o diretor técnico e administrativo do hospital:

De acordo com o diretor, a construção do banco de leite foi possível com recursos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e da própria instituição, que são recursos do SUS; além da contribuição de parceiros e colaboradores. Ele afirma que R$ 100 mil foram necessários para comprar os equipamentos do banco.

Durante a cerimônia de inauguração, Ariana Matos, representante do Ministério da Saúde, foi a responsável pela entrega do quadro de certificação da Sala de Apoio à Amamentação para Mulher ao diretor técnico do hospital.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração do banco, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, a primeira dama, Ana Luiza Laender, e Regina da Silva, representante da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno Brasil e países de língua portuguesa (WABA).

“Amor líquido”

De acordo com a enfermeira obstetra do Sofia, o leite humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros internados em unidades neonatais. Além de ajudar na recuperação da saúde, o alimento traz benefícios que perduram por toda a vida. “O leite humano possui proteínas, vitaminas e sais minerais, tem melhor digestão e possui anticorpos que ajudam na defesa do organismo contra infecções”, afirma.

Segundo a instituição, o banco de leite humano do Sofia oferecerá também apoio, incentivo e orientação à mulher que apresenta dificuldades durante o aleitamento materno, por exemplo, na ocorrência de mastite e outros problemas. A “Sala de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora que amamenta”, credenciada pelo Ministério da Saúde, favorecerá a coleta, a orientação e a promoção do aleitamento materno.

Ampliação da rede de apoio à amamentação

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, Maria Hercília Barbosa, Minas Gerais possui apenas 15 bancos de leite humano em todo o estado, além de outros postos de coleta. Ela afirma que, antes da inauguração do banco de leite do Hospital Sofia Feldman, Belo Horizonte contava apenas com um banco, na Maternidade Odete Valadares. Segundo a coordenadora, o ideal para o município seriam 5 unidades. Ela reforçou também que é necessária a instalação de outros bancos de leite humano em outros hospitais pelo estado e que é fundamental elevar o índice de aleitamento materno no estado.

 

IMG_20170622_103632257_HDR

IMG_20170622_100211120_HDR

IMG_20170622_110023818

IMG_20170622_110119440

IMG_20170622_110218919

Compartilhar esse post