Lewandowski determina compensação que pode injetar R$ 20 bi na sáude até 2036

Ministro do STF considerou incorreto o cálculo do gasto mínimo do governo federal com a Saúde em 2016 e determinou compensação de valores

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski considerou incorreto o cálculo do gasto mínimo do governo federal com Saúde no ano de 2016 e determinou a compensação dos valores que deixaram de ser aplicados. A decisão dada na semana passada foi em resposta a uma reclamação constitucional proposta em maio deste ano e, se mantida, pode representar um aporte de cerca de R$ 20 bilhões para o setor até 2036.

“Mais do que uma discussão sobre porcentuais, o tema traz à tona um ponto importante: não é permitido retrocesso no custeio dos direitos fundamentais à saúde e à educação. Se a receita e a economia crescem, há um dever de gasto mínimo proporcional nesses direitos”, afirmou a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo, Élida Graziane Pinto.

Em nota, o  Ministério da Saúde informou que analisará a decisão monocrática do Supremo Tribunal Federal (STF). A pasta observou ainda que tal determinação ainda deverá ser apreciada no Plenário da Corte.

Leia a matéria na íntegra em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,lewandowski-determina-compensacao-que-pode-injetar-r-20-bi-na-saude-ate-2036,70002543733

 

Fonte: Estadão

Compartilhar esse post