Municípios mineiros recebem 551 mil testes rápidos de Covid-19

Todos os municípios de Minas estão recebendo, nos últimos 15 dias, os testes rápidos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para verificar se houve um número significativo de pessoas no Estado que já tiveram contato com o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva nesta quarta-feira (20).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Estado recebeu 551.500 testes rápidos, baseados na detecção de anticorpos IgM e IgG produzidos pela resposta imunológica de cada pessoa. Diferentemente do PCR (que detecta presença de material genético do vírus nas células), eles não atestam se o paciente está com a doença no momento da coleta de material.

Segundo Amaral, com o aumento da testagem, poderá haver uma mudança no número de casos confirmados no Estado – são 5.286, de acordo com boletim epidemiológico.

A SES informou que o quantitativo enviado a cada município foi definido pelo Ministério da Saúde, assim como a recomendação para a aplicação dos testes. “Cabe a cada município definir e informar qual serviço de saúde será responsável pela testagem do coronavírus, de acordo com a organização dos serviços locais e os critérios de testagem estabelecidos pela SES-MG em consonância com o Ministério da Saúde”.

Veja reportagem completa em https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/munic%C3%ADpios-mineiros-recebem-551-mil-testes-r%C3%A1pidos-de-covid-19-1.787558

Compartilhar esse post