Outubro Rosa: hospitais filantrópicos são referência no atendimento à pacientes com câncer de mama

No último ano, 184 hospitais filantrópicos realizaram algum tipo de atendimento para estes pacientes em Minas

Realizado mundialmente todos os anos, o Outubro Rosa é uma importante campanha para conscientização e prevenção do câncer de mama. Além de celebrar a data, as instituições filantrópicas mineiras, apresentam números expressivos no tratamento de pacientes com câncer de mama. No último ano, por exemplo, a rede hospitalar filantrópica realizou mais de 140 mil atendimentos à pacientes com a doença. Desse total, mais de 134 mil foram procedimentos ambulatoriais; como por exemplo, mamografia, ultrassom, ressonância, dentre outros. Comparado à rede pública e privada com fins lucrativos, esse número representa cerca de 75% do total.

Em 2017, foram realizadas mais de 7 mil cirurgias (pacientes SUS e não-SUS), o que representa mais de 82% do total de cirurgias realizadas nos hospitais de Minas Gerais.

Para comemorar a data e alertar para gravidade da doença, dezenas de hospitais filantrópicos de Minas Gerais realizaram ações para os colaboradores das instituições, para os pacientes em tratamento e para o público externo. Em alguns hospitais, a campanha mobilizou inclusive cidades vizinhas na região


ASCOMCER

A ASCOMCER – Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora, é o hospital referência para os pacientes com a doença na região da Zona da Mata. A instituição realiza 6 mil atendimentos mensais nos ambulatórios de Radioterapia e Quimioterapia.

Para celebrar o Outubro Rosa, o hospital iluminou a fachada do prédio com a cor rosa e está realizando exames extras de mamografia para a população. Durante o mês, diversas palestras e ações solidárias de empresas da cidade serão realizadas no auditório do Hospital para beneficiar pacientes e familiares. Além disso, várias empresas estão se mobilizando em prol da ASCOMCER através de ações para homenagear o Outubro Rosa, como arrecadação de alimentos para o Setor de Nutrição do hospital; entrega de lenços para as pacientes; e a venda de produtos com a temática da campanha para arrecadar dinheiro para a instituição.

Além disso, a ASCOMCER vai disponibilizar durante todos os dias do mês o micro-ônibus ASCOMÓVEL para realização de exames clínicos de mama e de preventivo em diversos pontos da cidade; atendendo inclusive cidades vizinhas de Juiz de Fora.

Outra grande ação de destaque é a 6ª Corrida Solidária da ASCOMCER, no dia 21 de outubro, na Universidade Federal de Juiz de Fora, realizado em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, e com o apoio de diversas instituições da cidade. As inscrições, podem ser realizadas na ASCOMCER ou através do site www.runnerbrasil.com.br.

Para fechar a programação do Outubro Rosa, no dia 31 acontece a Passeata Solidária do Outubro Rosa com a presença de mulheres de expressão e pacientes que venceram o câncer de mama, com o objetivo de distribuir informativos à população no centro da cidade.

   

 

SANTA CASA DE PASSOS

O Hospital Regional de Câncer, unidade da Santa Casa de Misericórdia de Passos, também iluminou e decorou a fachada de rosa para apoiar e promover a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, colaboradores usam camisetas na cor rosa, personalizadas com a campanha. O HRC é referência na oferta de atendimento humanizado e de excelência à população de Passos e região.

Buscando Vidas

O hospital possui o Programa Buscando Vidas que, em parceria com o Instituto Avon, trabalha com a prevenção do câncer de mama. O programa possui uma grande rede de atendimento para a detecção precoce da doença. Essa rede, apoiada pelas secretarias municipais e estadual, é composta por 31 municípios de três microrregiões que formam o Pólo Macro-Passos, com uma população-alvo de mais de 40 mil mulheres, acima de 40 anos.

A estratégia do Programa se baseia em três eixos:
1 – Conscientização:  Levar informação à toda comunidade sobre a importância da realização de exames anuais: o clínico e a mamografia. Nesse 1º eixo são realizados vários eventos como palestras e caminhadas.

2 – Informatização: Foi desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Passos o Programa Sisvidas para o cadastramento anual de todas as mulheres residentes nos municípios com objetivo de monitorar e realizar a busca ativa para rastreamento mamográfico; agiliza o atendimento médico através das fichas clínicas que são encaminhadas para o ambulatório de mastologia para o diagnóstico.

3 – Assistência integral:  Garantir uma assistência integral que vai desde ações de educação, passando por diagnóstico precoce e tratamento oncológico, além das cirurgias.

    


SANTA CASA DE OURO PRETO

A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto estará realizando durante todo o mês de Outubro a campanha “Lenço Solidário”, onde todos os lenços recebidos por doações serão entregues a mulheres que estão passando por tratamento. Na segunda semana do mês, o hospital realizou a panfletagem e entrega de laços cor de rosa para conscientizar funcionários sobre a necessidade de estimular as mulheres a procurarem um posto de saúde para realizar exame clínico das mamas, e desenvolveu ações importante para prevenção do câncer de mama. O hospital realizará ainda palestras com médicos e ginecologistas, e rodas de conversas para os funcionários.

Além disso, a instituição terá uma programação especial para conscientizar os funcionários e o público externo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


HOSPITAL ARNALDO GAVAZZA

No último dia 10 de outubro, as colaboradoras do Hospital Arnaldo Gavazza, de Ponte Nova, participaram da palestra “Câncer de mama: como e por que ele surge no corpo?”, ministrada pelo médico oncologista Dr. Afrânio Marques. O evento, que faz parte das ações de prevenção do Outubro Rosa, foi realizado pelas equipes do Centro de Oncologia e do Centro de Oftalmologia, e foi uma maneira de informar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Dr. Afrânio explicou o que é a doença, como ela surge e se desenvolve e que o diagnóstico precoce é ferramenta fundamental na cura da doença.

Para celebrar a data, o hospital realizou ainda nesta semana um café da manhã para os pacientes da oncologia, com direito a maquiagem para as mulheres e entrega de chaveiros temáticos. Nos dias 22 e 23/10, os funcionários terão mais uma palestra com uma colaboradora do setor de enfermagem.

Durante todo o mês a instituição ficará decorada com laços nos setores internos da instituição e cortina de coração rosa na entrada de colaboradores para simbolizam a campanha. Serão distribuídas também camisas diferenciadas para equipe organizadora do evento e liberado o uso de blusa rosa o mês inteiro.

Para ação externa, o hospital realizará, ainda sem data definida, a distribuição de pipocas na entrada dos funcionários, com entrega de panfleto informativos, orientando sobre a prevenção do câncer de mama.


HOSPITAL IBIAPABA CEBAMS
Durante todo o mês de outubro, o Hospital Ibiapaba CEBAMS, localizado em Barbacena, estará engajado na campanha Outubro Rosa. O Hospital é referência em oncologia para as Microrregiões de Barbacena e Conselheiro Lafaiete, totalizando mais de 20 cidades que são atendidas, em especial pelo Serviço de Quimioterapia que funciona há 28 anos no hospital.

Programação do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, o Hospital Ibiapaba CEBAMS preparou uma programação especial para celebrar a data. Até o dia 31, a fachada do hospital estará iluminada de rosa e com bandeiras da mesma cor. Além disso, uma campanha nacional de conscientização acontece pelo Facebook. Na campanha, o hospital disponibilizou um filtro de foto especial para uso na rede social.

No dia 20 de outubro, o Hospital participará da Caminhada pela Vida, no centro de Barbacena. Ainda no dia 20, o Hospital promoverá uma panfletagem na Feira Livre da Avenida Irmã Paula, em Barbacena, com aconselhamento para o público. Durante o mês, o Hospital promoverá ainda um curso online e gratuito sobre o auto-exame feminino.

Atendimentos
No ano passado, o Centro de Especialidades do CEBAMS realizou cerca de 560 atendimentos na especialidade de mastologia através do SUS. Na região, o câncer de mama é o tipo que mais afeta as mulheres nas faixas de 50 a 54 anos e acima de 80 anos. Segundo as estatísticas do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Ibiapaba CEBAMS (RHC), em 2017 foram registrados 68 novos casos da doença em mulheres da região e que são atendidas na instituição.

   


HOSPITAL BOM SAMARITANO

No início do mês, o Hospital Bom Samaritano, de Governador Valadares, realizou a “2ª Corrida Contra o Câncer”, que mobilizou mais de 500 corredores.

No próximo dia 20, o hospital participará também da “Caminhada de Mobilização Contra o Câncer de Mama”, a atividade é organizada pelo Grupo Rosa, composto por entidades de classe e órgãos de saúde da cidade.

Segundo o conselheiro da Beneficência Social Bom Samaritano, Renato Fraga, quando se fala no tratamento ao câncer as pessoas já enxergam o hospital como referência, “ainda temos muito a fazer para combater o câncer, a população de nossa região precisa cada vez mais do atendimento ofertado pelo nosso complexo hospitalar, somos o único do Vale do Rio Doce a ofertar o tratamento do câncer pelo SUS”, afirmou.

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, realizou na primeira semana de outubro, a inauguração do Sino da Superação.  Instalado no setor de Oncologia, os pacientes tocam o sino quando finalizam o tratamento da quimioterapia. Uma ação inovadora e de humanização que merece ser compartilhada! Durante a inauguração, o hospital ofereceu ainda um café para os pacientes e acompanhantes.

Além da inauguração do Sino, o hospital promoverá ações para os funcionários: no dia 20/10, a equipe de Mastologia fará o mutirão  para atendimento às colaboradoras da Fundação; e no dia 22/10, a equipe de Humanização fará um piquenique com 15 pacientes do setor de Oncologia no Parque Renato Azeredo .

       


HOSPITAL SANTA ROSÁLIA

O hospital Santa Rosália, de Teófilo Otoni, realizará uma campanha interna de conscientização. As funcionárias terão acesso gratuito a exames preventivos e 20 mamografias. A instituição ficou sem mamógrafo por 2 anos mas, felizmente, neste Outubro Rosa conseguiram reabrir o agendamento de mamografia, tanto para SUS quanto para convênios.


SANTA CASA DE BELO HORIZONTE

Durante todo mês, a fachada da Santa Casa BH estará iluminada de rosa para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Além da iluminação do prédio, o hospital realizará diversas ações internas. No dia 23 de outubro, por exemplo, será realizado um bate-papo com o Dr. Mauro Henrique sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) do hospital está fazendo uma campanha para construir criar um banco de lenços para as pacientes e mostrar que a autoestima delas dependem da solidariedade da população. As doações podem ser entregues até o dia 31 de outubro, na portaria do CDT.

Santa Casa BH em números

Por mês, são realizadas em média 550 mamografias na instituição. De janeiro a julho de 2018, foram feitas 200 cirurgias de mama.

 Atualmente, o hospital conta com 1.500 pacientes em tratamento na oncologia.


SANTA CASA MONTES CLAROS

Em parceria com voluntários, a Santa Casa de Montes Claros preparou uma ação especial para as pacientes em tratamento oncológico. No dia 11 de outubro, foi realizado o Dia da Beleza. De acordo com a psico-oncologista Ana Laura Costa, a iniciativa proporciona bem-estar e ajuda na terapia. “Quando a paciente está com a autoestima elevada, isso reflete no tratamento em si. Ao longo do tratamento, isso faz muita diferença”, disse.

O Dia da Beleza ofereceu várias atividades, entre elas massagem relaxante, esmaltação de unhas e maquiagem. Além disso, uma ex-paciente doou e ensinou várias formas criativas de usar lenços como acessório de beleza.

 Segundo a gerente do setor de Oncologia SUS, Dilma Mata, o objetivo da ação foi mais uma maneira de chamar a atenção da população em relação ao câncer de mama. “Nosso intuito é alertar as pessoas sobre diagnóstico precoce, pois a prevenção sempre é a melhor opção”, ressaltou.

   

Nesta semana, o hospital, em parceria com as clínicas Radialis  e Oncocenter, promoveram uma ação  de prevenção e combate ao câncer de mama. A iniciativa, chamada de “Papo Rosa”, foi realizada pela primeira vez e superou as expectativas. Durante o evento,  que contou com a presença de aproximadamente 100 convidadas, foram abordados assuntos  como empreendedorismo, empoderamento feminino, violência  sexual e doméstica, além dos aspectos relacionados a prevenção  precoce do câncer de mama e o que pode ser feito pra instituir o tratamento em sua fase inicial.

Outro momento que chamou bastante atenção foi a palestra de autoconhecimento, “Olhando para si mesma com amor”, conduzida pela psicoterapeuta Renata Nunes. “A autoaceitação, a auto responsabilidade e o auto respeito são formas da mulher se aceitar exatamente  do jeito que ela é, pois quanto mais a mulher se aceita, maior é  a possibilidade de mudança”.

Atualmente 341 pacientes estão em tratamento na Santa Casa de Montes Claros. Aproximadamente 100 pessoas participaram das atividades.

   


Por Raquel Gontijo – Assessoria de Comunicação Federassantas

Fonte: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, Sistema de Informação Hospitalar e Sistema de Informação Ambulatorial.

*Agradecimento especial às Assessorias de Comunicação dos hospitais ASCOMCER; Santa Casa de Passos; Santa Casa de Ouro Preto; Hospital Arnaldo Gavazza; Hospital Ibiapaba CEBAMS; Hospital Bom Samaritano; Fundação Hospitalar São Francisco de Assis; Hospital Santa Rosália; Santa Casa de Belo Horizonte e Santa Casa de Montes Claros.

Compartilhar esse post