Pesquisadores desenvolvem exame de sangue capaz de detectar 8 tipos de câncer

Uma das maiores dificuldades enfrentadas na oncologia é de detectar a presença de tumores precocemente, condição que aumenta as chances de cura. Focado em uma ferramenta com essa utilidade, um grupo internacional de pesquisadores desenvolveu um método computacional capaz de identificar oito tipos comuns de câncer por meio de amostras de sangue. A tecnologia, que utiliza uma análise genética minuciosa, foi apresentada na edição da revista Science, mas  precisa passar por mais testes. Para os criadores, o método poderá se tornar uma alternativa menos dispendiosa e mais prática de diagnóstico da doença.

Autor principal do estudo, Nickolas Papapdopoulos ressalta a importância de um exame com essas características. “A detecção precoce do cancro é fundamental para reduzir a mortalidade, pois os tumores são mais facilmente tratados quando ainda não se tornaram metástases”, diz o também professor de oncologia e patologia do Centro de Câncer Johns Hopkins (EUA). O exame criado foca em oito tipos comuns de tumores: ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

Veja reportagem completa em:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/01/19/interna_ciencia_saude,654245/pesquisadores-desenvolvem-exame-capaz-de-detectar-oito-canceres.shtml

Compartilhar esse post