Logo

Primeiro módulo do PROAGS reúne dezenas de participantes na Regional Central

A Federassantas realizou ontem, 08/10, o evento de inauguração do primeiro módulo do PROAGS – Programa de Atualização para Gestores de Saúde, na Regional Central. Representantes de mais de 20 instituições filantrópicas, e de diferentes cidades da região metropolitana, participam do encontro.

Luis Santin, consultor e diretor comercial, foi o palestrante do primeiro módulo “Gestão Estratégica: planejamento, seu desdobramento e análise crítica”. Segundo ele, as instituições filantrópicas já sofrem com a falta de financiamento adequado e, por esse motivo, é fundamental que os gestores desses hospitais conheçam bem as ferramentas de uma gestão estratégica.

Durante sua palestra, Santin destacou que estratégia é um conjunto de ações que o gestor do hospital deve fazer para atingir determinados objetivos, baseado nos recursos que possui. Para o consultor, uma estratégia importante que deve ser adotada pelos gestores, é ter conhecimento do mercado e dos concorrentes, ou seja, olhar para fora do hospital. Ele afirmou que é necessário também ter o cuidado de olhar para dentro do hospital, analisando os pontos fortes e fracos; ameaças e oportunidades que a instituição possui.

Um dos pontos destacados pelo palestrante foi a diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica. Segundo ele, a segunda ferramenta é que coloca em prática as ações para atingir os objetivos pactuados no planejamento.

De acordo com Santin, apresentar este módulo é de grande valia pois “hoje em dia, a gestão está deixada de lado, e a preocupação de “apagar incêndios” é mais relevante do que própria gestão”, afirmou.

O palestrante destaca que para aqueles gestores que já trabalham com a gestão estratégica, o módulo é interessante para “pensar mais estrategicamente no negócio que o hospital oferece; e para aqueles que ainda não utilizam a técnica, “há uma necessidade de buscar esse conhecimento mais detalhado para conseguir melhorar a vida do hospital”. De acordo com o consultor, a melhoria de custos, receitas, gestão de pessoas, dentre outros indicadores, é refletida na percepção do cliente e na melhoria do atendimento.

Confira todos os detalhes do programa no link https://bit.ly/2xkpT58

O próximo encontro do PROAGS será realizado amanhã (10/10), na regional Zona da Mata!

Luis Santin, palestrante do primeiro módulo