Relatório aprovado defende sobrevivência do setor filantrópico

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira, 5, relatório de avaliação de política pública, sobre contratualização dos hospitais filantrópicos no SUS. A matéria segue agora para votação no Plenário.

O documento, de autoria do senador Dalirio Beber (PSDB-SC), além de trazer um diagnóstico do setor filantrópico, sugere também mudanças na legislação para simplificar as regras de funcionamento dessas entidades, que respondem por metade do atendimento público de saúde.

A avaliação foi feita pela CAS depois que os senadores da comissão aprovaram requerimento par analisar a “Política de Atenção Hospitalar e da Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS” (RAS 2/2018). Uma das recomendações do senador Dalirio foi a de que o governo precisa urgentemente pensar em uma maneira de fazer a revisão da tabela do Sistema Único de Saúde paga às Santas Casas e a outros hospitais filantrópicos.

“Ao longo de sucessivos governos, a tabela ficou tão defasada que hoje em dia cobre apenas 60% dos custos. Como os 40% restantes não caem do céu, esse é o ponto central da crise da rede, que a obriga a se endividar continuamente para cobrir essa diferença”, destacou o senador, ao ler seu parecer.

O relatório aprovado na CAS destaca que a importância do setor filantrópico para a saúde brasileira é evidenciada pelos números. Atualmente são 1.514 hospitais gerais e 163 especializados, sem fins lucrativos, prestando serviços de internação ao SUS. Eles detêm 38% dos leitos de internação e são responsáveis por 41,3% das internações, sendo 40% das internações de média complexidade e 59% das de alta complexidade.

Leia a matéria completa em: http://www.cmb.org.br/cmb/index.php/noticias/2660-senador-dalirio-beber-defende-sobrevivencia-do-setor-filantropico-em-relatorio-aprovado-na-cas

 

Fonte: CMB

Compartilhar esse post