Santa Casa BH celebra Fevereiro Laranja, mês de combate à leucemia

A campanha “Fevereiro Laranja” foi instituída para conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à leucemia. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam-se no Brasil 5.940 casos novos de leucemia em homens e 4.860 em mulheres para 2019 – risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres.

A leucemia é um câncer que ataca os glóbulos brancos e que se inicia na medula óssea. Ela pode ser classificada em aguda e crônica. As leucemias agudas são classificadas em dois subtipos: leucemia linfoide aguda (LLA) e Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Embora possam acometer pessoas em qualquer faixa etária, a LLA é mais comum em crianças e jovens, enquanto a LMA acomete mais adultos e idosos.

Em Belo Horizonte, a Santa Casa BH é o hospital que mais atende pacientes com diagnóstico de leucemia aguda pelo SUS. Atualmente, cerca de 280 pessoas que lutam contra algum tipo de leucemia estão em tratamento na unidade. “É uma doença que não tem prevenção e, além disso, é genética e não hereditária. Desta forma, é importante que os pacientes fiquem atentos aos primeiros sintomas: infecções, prostração, manchas na pele – especialmente em membros inferiores [petéquias] e sangramentos – principalmente na gengiva ou nariz”, alerta a Dra. Paula Cardoso Bastos, hematologista da SCBH.

Uma das alternativas de tratamento contra a leucemia é o transplante de medula. A Santa Casa BH é referência nesse tipo de procedimento, sendo a instituição que mais transplanta medulas em Minas Gerais. Em 2018, o hospital inaugurou 10 novos leitos em sua Unidade de Transplantes, destinados exclusivamente aos pacientes doadores e receptores de medula. A iniciativa possibilitou ao hospital ampliar em 33% o número de procedimentos da especialidade. Ao todo, foram realizados 101 transplantes de medula óssea no ano.

 

Fonte: Comunicação Institucional Santa Casa BH

Compartilhar esse post