Santa Casa BH completa 120 anos de história

Inaugurado em 1899, hospital é o maior prestador de serviços SUS do Estado

A Santa Casa BH completa hoje (21/05) 120 anos de história. Considerado o primeiro hospital da capital mineira na assistência à saúde da população, a instituição ocupa posição de destaque no cenário nacional das entidades filantrópicas de saúde e na realização de procedimentos de alta complexidade. O Diretor de Assistência à Saúde do hospital, Dr. Guilherme Riccio, destaca a importância da instituição para os pacientes que dependem do sistema público de saúde no estado: “A Santa Casa BH é o maior hospital de Minas e 100% SUS. Ela faz todo o espectro de atenção e atendimento à saúde, desde as mais simples até as mais complexas, além de ser responsável pelo maior número de atendimentos do SUS”.

A unidade atende 35 especialidades médicas e possui 971 leitos exclusivos para o atendimento dos usuários do SUS, sendo 170 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por ano, são realizados cerca de 2,6 milhões de atendimentos: mais de 25 mil cirurgias, 423 mil consultas, 2,1 milhões de exames e 40 mil internações.  Além da Santa Casa BH, há no local outros 9 prédios anexos que abrigam setores administrativos e de apoio ao hospital.

A instituição possui, atualmente, mais de 5 mil funcionários, divididos entre as áreas administrativa, de suporte e assistencial, além de 1.677 profissionais médicos. Cerca de 15 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes, visitantes, funcionários, médicos, residentes, prestadores de serviços, profissionais liberais e transeuntes, circulam diariamente na instituição.

Além dos serviços já oferecidos, de acordo com o diretor do hospital, a perspectiva é de ampliação de novas estruturas para os próximos anos: a criação do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, que irá ampliar os serviços de oncologia do hospital; e o CTI Cardiovascular Infantil, que está em fase de aquisição de equipamentos para atender pacientes pós-cirúrgicos.

COMEMORAÇÕES

Para celebrar a data, a instituição criou uma programação especial que será realizada durante todo o ano, composta por variados eventos em comemoração aos 120 anos do hospital. Na data de hoje (21/05), será realizado o lançamento do livro “Santa Casa BH: uma história de amor à vida”, de Manoel Hygino dos Santos. A quarta edição da obra destaca os primórdios das Santas Casas de Misericórdia, dá detalhes do pioneirismo da Santa Casa BH (a primeira instituição de saúde da capital mineira), dos médicos que passaram por ela e dos serviços prestados desde sua fundação. O valor arrecadado com a venda dos exemplares será revertido para o hospital.

A comemoração dos 120 anos da instituição conta também com o “3º Arraiá Beneficente da Santa Casa BH”. Com entrada gratuita, o arraiá será realizado no dia 8 de junho, na Avenida Brasil, bairro Santa Efigênia. A iniciativa busca levantar fundos para a instituição em um festejo para funcionários, médicos, parceiros, voluntários e toda a sociedade.

A 2° corrida e caminhada Santa Casa BH na luta contra o câncer, também faz parte da programação especial de aniversário. A corrida acontecerá no dia 7 de julho (domingo), com concentração na Praça Nova da Pampulha. Assim como em 2018, os participantes do evento contribuirão com um importante projeto: o tratamento de pacientes com câncer e a criação do Instituto de Oncologia Santa Casa BH.

REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO

 A Santa Casa BH é a instituição de saúde que mais realiza, em Minas Gerais, cirurgias do aparelho circulatório e digestivo, do sistema nervoso central e periférico e da mama, além de cirurgia cardiovascular para adultos e crianças. É o primeiro hospital do Estado em número de atendimentos oncológicos, cirurgia oncológica pediátrica, radioterapia e quimioterapia para crianças e adolescentes de até 17 anos.

A instituição oferece também, transplantes de fígado, rim, córnea, medula óssea e coração. Em 2018, a novidade foi o transplante ósseo, e em 2019, a realização do primeiro transplante cardíaco.  Além disso, executa a captação de múltiplos órgãos e a coletas de medula óssea e células tronco periféricas para o banco do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

 

Por: Cássia Almeida – Assessoria de Comunicação Federassantas

Compartilhar esse post