Santa Casa BH é referência em atendimentos de alta complexidade pediátrica

Considerada a maior prestadora filantrópica de serviços SUS em Minas Gerais, a Santa Casa BH é reconhecida pela sua capacidade de atendimento de alta complexidade e tem buscado, nos últimos anos, se especializar para realizar cada vez mais procedimentos complexos, tornando-se também hospital de referência para pacientes de outros estados.

O Brasil tem um déficit na prestação de serviços de alta complexidade para crianças. Até pouco tempo, os pacientes que precisaram, por exemplo, fazer transplante intestinal tiveram que ir para o exterior, provocando um desgaste familiar e aumentando os gastos públicos com a saúde. Crianças que nascem ou desenvolvem a síndrome do intestino curto, malformação congênita, enterites necrosantes e outras doenças que causam a deficiência na absorção de nutrientes são inicialmente indicadas para o transplante de intestino. Porém, antes de realizar o procedimento é importante que elas passem por uma tentativa de reabilitação intestinal. Estima-se que a recuperação efetiva desses pacientes é de 85%, evitando assim o transplante.

Por conta da experiência em procedimentos complexos, da estruturação do hospital em todos os níveis de assistência e do êxito das equipes clínica e multidisciplinar, a Santa Casa BH foi escolhida para participar da tutoria em Reabilitação Intestinal Pediátrica. O projeto é viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, e tornará a SCBH uma das referências nacionais para reabilitação intestinal.

A novidade será formalizada no dia 18 de fevereiro, às 10 horas, em evento no Salão Nobre da Santa Casa BH. A partir de março, funcionários da instituição participarão de um programa de 10 meses no Hospital Sírio-Libanês. Com isso, o hospital será pioneiro neste atendimento para crianças mineiras e de estados da Região Nordeste. No Brasil, apenas o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo oferecem esse tipo de atendimento.

 De acordo com o Diretor de Assistência à Saúde, Dr. Guilherme Riccio, a nova parceria é a comprovação da excelência da Santa Casa BH: “nossa finalidade é fazer medicina de ponta e ter competência para atender cada vez mais usuários do SUS. Com empenho e qualidade técnica temos conseguido usar toda a estrutura do hospital para realizar cada vez mais procedimentos de alta complexidade. Além de todos esses programas especiais, a instituição mantém o seu compromisso de atendimento de média complexidade, se tornando um grande hospital da comunidade”.

Fonte: Comunicação Institucional Santa Casa BH

Compartilhar esse post