Santa Casa BH participa do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança

Neste sábado (5), a Santa Casa BH (SCBH) – maior hospital filantrópico de Minas Gerais – participou do ‘XII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança’. A ação é um evento nacional, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). Em Minas Gerais, a SCBH e o Hospital das Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro, de Uberaba, aderiram ao evento.

O evento foi um sucesso e contou com a participação das equipes de cirurgia pediátrica e anestesiologistas da SCBH. Foram realizadas 13 cirurgias, em pacientes com idade entre 2 e 21 anos, todos encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. As cirurgias iniciaram por volta de 7:30 e encerraram-se às 14:30.

De acordo com o Dr. Moacir Tibúrcio, chefe da Cirurgia Pediátrica da Santa Casa BH, o objetivo do mutirão é realizar cirurgias ambulatoriais eletivas que, na maioria das vezes, não necessitam de internação. “São procedimentos mais simples, como cirurgias de hérnias, orquidopexia (para fazer descer o testículo retido na região inguinal, para que possa se desenvolver naturalmente), hipospadia (que corrige a posição anormal da abertura uretral), eliminação de cistos no pescoço (branquial e tireoglosso) e fimose. A grande maioria dos pacientes recebe alta em menos de 24h ou no mesmo dia”, conta.

Dr. Átila Reis Victoria, cirurgião pediátrico, reforça a importância da Santa Casa BH em participar do ‘XII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança’. “Todos os anos participamos do Mutirão da CIPE. Este ano, somos o único hospital de Belo Horizonte participando. Isso reforça o compromisso que a SCBH tem com os pacientes e com a sociedade. Confirma a importância da instituição para os pacientes SUS de todo o estado e do país”, afirma.

Mais informações em:
http://www.santacasabh.org.br/ver/santa_casa_bh_no_xii_mutir%C3%A3o_nacional_d_cirurgia_da_crian%C3%A7a.html

Compartilhar esse post