Santa Casa de Montes Claros promove ação de prevenção e controle de infecção hospitalar

Em comemoração ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, celebrado em 15 de maio, a Santa Casa de Montes Claros, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, realizou mais uma campanha de Higienização das Mãos. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde para promover a conscientização dos profissionais de saúde.

Santa Casa mantém em funcionamento há mais de 20 anos o  Serviço de Controle de Infecção Hospitalar –  SCIH, com equipe multidisciplinar formada por médico infectologista, enfermeiras especialistas em epidemiologia e infecção hospitalar. Essa equipe realiza trabalho voltado para a prevenção, vigilância e implantação de medidas de controle, visando
garantir a redução da incidência de infecções hospitalares.

A IRAS (Infecção Relacionada a Assistência à Saúde), é aquela que pode ser adquirida pelo paciente após 72 horas de internação ou após a alta hospitalar. A maioria das infecções pode ser evitada por meio da adoção de medidas simples de prevenção, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, efetiva para redução do risco.

Dentre as ações desenvolvidas no ambiente hospitalar, destacam-se a vigilância epidemiológica das IRAS e de doenças de notificação compulsória, visitas e inspeções técnicas, treinamentos das equipes assistencial e administrativa com foco na prevenção de infecções, doenças sazonais e infecto-contagiosas. O trabalho abrange ainda o controle de antibióticos, no sentido de racionalizar o uso, evitando a resistência microbiana e instituição de medidas de isolamento para evitar a disseminação de doenças.

Outra área de atuação é a adoção de medidas preventivas para evitar surtos de infecções e de doenças transmissíveis no ambiente hospitalar, tendo em vista o monitoramento das taxas. A Enfermeira Hellen Dourado, explica que uma das ações promovidas no hospital foi o reforço junto às equipes sobre a importância da higienização das mãos. “Essa é uma medida primária adotada pelo controle de infecções relacionadas à assistência à saúde em todo o mundo, praticamente. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde”, diz.

Ela ressalta que a ideia é mostrar que a higiene realizada no momento certo e da maneira correta,contemplando os 5 momentos, pode salvar vidas. “A cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são infectados ou colonizados enquanto recebem assistência à saúde, e esse é considerado como um dos problemas mais frequentes nos ambientes hospitalares. Por isso, durante os dias da campanha serão disponibilizadas informações por meio de blitz educativa  para os pacientes e colaboradores na internação”, complementa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Casa de Montes Claros

Compartilhar esse post