Santa Casa de Montes Claros realiza II mutirão novembro azul

A Santa Casa de Montes Claros promove no próximo dia 23, a segunda edição do “Mutirão Novembro Azul”.  Além disso, dentro da programação desenvolvida pelo hospital, será realizado no dia 24 um campeonato de futebol. Durante a competição serão praticadas ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Finalizando a edição deste ano, em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter, a Instituição promoverá o III Simpósio Norte-Mineiro de Uro-Oncologia. Já na data de ontem e hoje, com a cooperação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital e da Barbearia Dom Barbone, foi proporcionado uma tarde de cuidados e bem-estar com a saúde do homem. A iniciativa foi destinada aos colaboradores da Santa Casa. A ação da Barbearia foi oferecida de forma voluntária.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata está entre os mais incidentes no mundo, chegando a atingir aproximadamente um milhão e cem mil habitantes (1,1 milhão).  Outro dado que o INCA aponta é em relação a quantidade de casos a cada ano,  cerca de 68 mil novos casos para o biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

O Superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, afirma que a Santa Casa de Montes Claros como hospital referência em oncologia, dispõe de toda tecnologia e profissionais capacitados para atuar na prevenção e no tratamento, visando alcançar o maior número de pessoas, trabalhando para a cura e melhoria da qualidade de vida. “Todos os anos realizamos ações de prevenção ao câncer de próstata,  que é o de maior prevalência entre a população masculina, conscientizando e informando os homens sobre a importância da realização dos exames”, diz.

Alerta

Como inicialmente não há sintomas, os urologistas orientam que todos os homens a partir dos 50 anos sejam avaliados anualmente através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. Os que apresentam histórico de câncer de próstata na família e os da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado. Segundo o INCA, a enfermidade, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Durante a primeira edição do Mutirão Novembro Azul da Santa Casa, realizado em 2017, foram atendidos 96 pacientes. Seis deles foram considerados casos suspeitos e atualmente 3 estão em tratamento oncológico no hospital.  Este ano, o mutirão será realizado no ambulatório de oncologia SUS (Rua Irmã Beata, ao lado do Pronto Socorro). O atendimento será através de senha, distribuída por ordem de chegada a partir das 8h, e contará com consultas e exames.

 

Por: Ana Paula Paixão – Assessora de imprensa da Santa Casa de Montes Claros 

Compartilhar esse post