Santa Casa de Poços de Caldas realiza ação em referência ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

Equipe do CCIH trouxe a tona o tema que é tão importante para evitar infecções hospitalares dentro do Hospital

O dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em todo o mundo, são promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Para abordar o tema, nesta segunda e terça-feira (06 e 07), a equipe do Centro de Controle de Infecções Hospitalares da Santa Casa de Poços (CCIH) realizou uma ação dentro do Hospital para poder conscientizar  funcionários, acompanhantes e visitantes.Divididos em pequenos grupos, as pessoas puderam aprender mais sobre como higienizar melhor as mãos e também a importância disso para a saúde do Hospital.

A enfermeira da CCIH, Damiana da Silva, lembra que a higienização das mãos é uma das principais medidas de prevenção contra as infecções relacionadas a saúde. “O mais importante, que estou frisando bastante, é a conscientização. O profissional consciente vai salvar vidas com a higienização das mãos. É uma medida simples, barata e eficaz”, explica Damiana.

A enfermeira salienta ainda que sem a higienização das mãos nenhuma ação de prevenção à infecções hospitalares vai ser realmente eficaz. “As infecções estão aí, desde a porta da entrada até beira leito do paciente. Por isso, desde a integração, a gente já conscientiza o funcionário da instituição da importância de higienizar as mãos, seja ele enfermeiro, médico, almoxarifado, o pessoal da cozinha, enfim, todos os funcionários. Todo mundo tem que estar em sintonia com isso”, completa Damiana.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Poços

Compartilhar esse post