Semana do aleitamento materno é realizada na Santa Casa de Montes Claros

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Santa Casa de Montes Claros promove diversas atividades com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância de alimentar os filhos com o leite materno pelo menos até os seis meses de vida. Com o tema “Amamentação é a base da vida”, o hospital promove entre os dias 1º e 10 de agosto várias ações de conscientização e mobilização.
A gerente da maternidade e posto de coleta de leite da Santa Casa, Karla Beatriz Ferreira, explica que as  atividades programadas incluem ações de captação de doadoras de leite humano, blitz nos setores hospitalares com perguntas relativas ao tema, distribuição de brindes e materiais informativos sobre o assunto. “No lançamento da semana, preparamos um café especial para as mães da maternidade. Na oportunidade, falamos sobre a necessidade e importância da amamentação para o crescimento forte e desenvolvimento saudável das crianças, visto que o aleitamento materno é reconhecido pelo Ministério da Saúde como o primeiro direito após o nascimento”, explica.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família. Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Além das ações no hospital, a Santa Casa de Montes Claros participa pela terceira vez do “Mamaço”, realizado em Montes Claros pelo grupo “Mães Amigas de Moc” há quatro anos. O foco principal do evento é conscientizar a população em relação a importância do aleitamento materno para mãe e filho e desmistificar o aleitamento materno na  comunidade. A ação será realizada no próximo sábado, a partir das 9h na Praça Dr. Carlos.

DIA D
Para o encerramento, na sexta-feira, 10 de agosto, o hospital realiza uma ação inédita na região, o DIA D – Doação de Leite Materno da Santa Casa. De acordo com a supervisora da Maternidade, Mariah Veloso, a Santa Casa de Montes Claros conta com o Posto de Coleta de Leite há 17 anos. Atualmente 18 mães doadoras abastecem o estoque para alimentar os recém-nascidos internados no CTI neonatal e berçário, pediatria e maternidade. Ela explica que a quantidade de doadoras não é suficiente para a a demanda. “Quanto mais mães tivermos, melhor! Por isso estamos preparando o 1º DIA D. Nossa expectativa é que o número de doadoras aumente de forma significativa”, reforça.
Para participar do DIA D, as mães podem agendar um horário entre 10 e 16h, através do 32292108. Caso não seja possível realizar o agendamento, as mães podem comparecer no pré-natal da Santa Casa (Edifício Raul José Pereira, rua Irmã Beata, 457 – esquina do Pronto Socorro), entre os horários citados.
APOIO
A Santa Casa de Montes Claros agradece o apoio dos parceiros Bendito Bolo da Ju, Clínica da Mulher, Drogaria Minas Brasil, Lanchonete Santa Casa, Nutri Bem e Olhar de Mãe

Compartilhar esse post