SURTO DE FEBRE AMARELA PREOCUPA POPULAÇÃO DE MINAS GERAIS

Ministério da Saúde criou cartilha com orientações para esclarecer dúvidas em relação à vacinação

 

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) atualizou na última segunda-feira, o número de casos suspeitos de Febre Amarela silvestre no estado. Até o momento, são 206 casos suspeitos notificados e 54 mortes suspeitas da doença em 26 cidades mineiras. O município de Ladainha registra a maioria das ocorrências da doença, até o momento são 38 casos suspeitos.

De acordo com a SES/MG, pacientes que moram na região leste de Minas, onde está ocorrendo o surto da doença, foram encaminhados para tratamento em Belo Horizonte. Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 21 pessoas estão internadas, em tratamento contra a febre amarela no hospital Eduardo de Menezes, da rede FHEMIG. Já são quatro mortes registradas na capital, todas de pacientes de outros municípios, que foram transferidos para tratamento.


Orientações sobre vacinação

Nesta semana, o Ministério da Saúde criou um informativo para esclarecer dúvidas sobre a vacina.  De acordo com informações do órgão, todos os estados estão abastecidos com a vacina e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mais de 1 milhão e 400 mil doses chegaram ao estado até terça-feira (17). Ainda segundo a secretaria, 857 mil já foram distribuídas às regiões onde há casos suspeitos e prováveis da febre amarela. A SES/MG solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais 2 milhões de doses. Desse montante, a previsão é que 550 mil doses cheguem ao estado até sexta-feira (20), e sejam encaminhadas às regionais de saúde.

A vacinação imediata contra febre amarela deve ser, preferencialmente, a pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas. Vale lembrar que atualmente, o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre, ou seja, ocorre apenas em regiões rurais.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. A Federassantas orienta seus filiados a divulgarem essas informações em suas instituições.

Confira nos links abaixo as orientações do Ministério da Saúde para a vacinação e a distribuição das doses por cidades:

Orientações febre amarela
Distribuição de doses por cidades

 

Compartilhar esse post