Vacina contra HIV se mostra promissora em testes com humanos e macacos

Uma nova vacina contra o HIV apresentou resultados promissores. O tratamento conseguiu fazer com que o sistema imunológico de pessoas vacinadas produzisse respostas contra o HIV, segundo um estudo publicado na revista científica Lancet. Porém, ainda não é possível saber se essas pessoas não seriam contaminadas pelo HIV se tivessem contato com o vírus.

A invenção da vacina tem se mostrado um desafio gigantesco para os cientistas. Um dos motivos é que há muitas variedades de vírus HIV. Tentativas anteriores de criar uma vacina se limitaram a tipos específicos do vírus. Além disso, outra dificuldade é que o vírus sofre mutações para evitar ser atacado pelo nosso sistema imunológico.

Mas, no caso dessa nova vacina, os cientistas desenvolveram um tratamento a partir de partes de diferentes tipos de vírus do HIV – uma espécie de mosaico.

Os cientistas testaram diversas combinações da vacina mosaico em 393 pessoas de 18 a 50 anos, que não tinham HIV e estavam saudáveis. Os participantes foram selecionados aleatoriamente nos dos Estados Unidos, Ruanda, Uganda, África do Sul e Tailândia. Cada um deles recebeu 4 vacinas ao longo de 48 semanas – cerca de 1 ano.

Todas as combinações de vacina testadas fizeram com que o sistema imunológico do corpo humano produzisse uma resposta contra o HIV.

A próxima etapa do estudo será o tratamento de 2,6 mil mulheres no sul da África, que enfrentam o risco de contrair a doença.

Saiba mais em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44748777

Compartilhar esse post