Vacina contra o HPV cura câncer de pele em paciente

O carcinoma de células escamosas é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, com tratamento relativamente simples por remoção cirúrgica, mas em casos extremos pode gerar complicações. Foi o que aconteceu com Anna, uma paciente de 97 anos que procurou o Sylvester Comprehensive Cancer Center, em Miami, na Flórida, com a perna direita coberta por tumores.

Anna recorreu a uma solução ainda experimental: a vacina Gardasil contra o HPV. Testes anteriores, realizados pela própria pesquisadora, reduziram o número de novos tumores em dois pacientes após o uso do medicamento. Contudo, a droga é aprovada apenas para a prevenção de cânceres cervical, anal, na vagina e na vulva provocados pelo vírus do papiloma humano.

A idosa recebeu duas doses da vacina no braço, com um intervalo de seis semanas entre as aplicações. Algumas semanas depois, a droga foi injetada diretamente na maioria dos tumores, em quatro aplicações ao longo de 11 meses. O caso foi relatado na revista “JAMA Dermatology”.

“Todos os tumores desapareceram completamente 11 meses após a primeira injeção direta e ela não teve recidivas” celebrou Anna.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/vacina-contra-hpv-cura-cancer-de-pele-em-paciente-22858389#ixzz5KmfFBwbi

Compartilhar esse post