Campanha alerta sobre importância do atendimento rápido em caso de AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando atrás da doença isquêmica cardíaca. Juntas, elas mataram 15,6 milhões de pessoas em 2016 e lideram o ranking mundial nos últimos 15 anos.

Provocado pelo rompimento ou obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, o AVC é uma emergência médica e, por isso, o tempo é fundamental para evitar possíveis sequelas graves. Especialistas apontam que cada minuto sem ajuda médica corresponde a 1,9 milhão de neurônios a menos.

Pensando nisso, a Rede Brasil AVC e a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) se uniram para lançar a campanha “A Vida Conta – cada minuto faz diferença”, que alerta sobre a importância do atendimento rápido em casos de AVC.

O tempo se mostra essencial para definir o tratamento adequado. A trombólise, por exemplo, que é a dissolução do coágulo no vaso sanguíneo, é uma importante opção nos casos de obstrução. “O tratamento pode ser dado até 4 horas e 30 minutos após o início do AVC, mas quanto mais precoce o tratamento é administrado, melhor é o seu efeito”, informa a Rede Brasil AVC.

Para conscientizar a população, as entidades farão uma ação nesta sexta-feira, (8), na Ponte Estaiada, na zona oeste da capital paulista. A partir das 19h, a iluminação da estrutura será reduzida – uma alusão à perda gradativa de neurônios – e, depois, um vídeo de conscientização será projetado na coluna da ponte.

Para mais informações acesse http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/campanha-alerta-sobre-import%C3%A2ncia-do-atendimento-r%C3%A1pido-em-caso-de-avc-1.628040

Compartilhar esse post