Logo cec logo Seja um filiado!

A Federassantas é uma instituição que, há mais de 30 anos, representa os hospitais filantrópicos de Minas Gerais, disponibilizando informações, plataformas e serviços diferenciados. Oferece atendimentos exclusivos aos filiados como os cursos do Centro de Educação Continuada (cursos de capacitação e qualificação), Assistência Jurídica; Assistência Técnica; Assessoria de Comunicação; Comissões Técnicas Regionais e o Referencial Federassantas, uma plataforma com os principais indicadores das instituições hospitalares do estado (taxa de ocupação, faturamento por leito, faturamento por saída, média de permanência, taxa de referência e taxa de mortalidade, dentre outros). A Federassantas também oferece, de graça, o PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PARA GESTORES DE SAÚDE – PROAGS.

VEJA COMO É FÁCIL SER UM FILIADO:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • – Cópia do estatuto social
  • – Ata da atual diretoria
  • – Ficha de inclusão e cadastro preenchida
  • – Documento de Solicitação de Filiação assinado


CONTRIBUIÇÃO MENSAL:

O valor da mensalidade tem como critério o faturamento SUS da instituição, levando em consideração os valores da média de produção de serviços no ano de 2017. O vencimento é todo dia 10 do mês. E o boleto é enviado pelos Correios.

Observação: Junto à primeira mensalidade é cobrada uma TAXA ÚNICA DE FILIAÇÃO no mesmo valor da mensalidade.


SERVIÇOS PRESTADOS PELA FEDERASSANTAS

ATUAÇÃO DA DIRETORIA
Atua junto aos órgãos legislativo, executivo, judiciário e conselhos de saúde para resguardar os direitos das instituições filiadas e da população atendida.

REUNIÕES REGIONAIS
A Federassantas está em todo estado representada por sete regionais, onde são realizadas reuniões periódicas com os dirigentes dos hospitais para discussão de demandas locais e compartilhamento de ações.

GRANDES EVENTOS
A cada ano a Federassantas oferece o INTEGRA SAÚDE e ENCONTRO FEDERASSANTAS, eventos em que são convidados especialistas, consultores, gestores de hospitais e autoridades em saúde pública e suplementar. Nessas ocasiões, há a participação dos filiados que podem interagir com os convidados e trabalhar temas do dia a dia e desafios da gestão hospitalar.

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO – PARA GESTORES (PROAGS)
É um programa de estudos totalmente gratuito para a atualização dos filiados. Pelo PROAGS, os gestores hospitalares apreendem novas técnicas para melhorar
os processos gerenciais, com foco em qualidade e gestão de resultados.

ASSESSORIA JURÍDICA PARA DEMANDAS COLETIVAS.
Atende aos interesses coletivos das instituições filiadas por meio de pareceres e consultas; representação extrajudicial e judicial. Além disso, auxilia na atualização e elaboração do estatuto; regimento; demandas de contratualização; legislação trabalhista, dentre outros.

ASSESSORIA TÉCNICA
Atua para esclarecer e orientar os filiados sobre assuntos referentes ao SUS e a saúde suplementar, tais como normas e legislações vigentes e alterações realizadas, especialmente em relação aos políticas e programas já instituídos:

  1. Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro‐Hosp)
  2. Rede de Respostas às Urgência e Emergência
  3. Pro‐Urg
  4. Contratualização
  5. Rede Cegonha
  6. Extrapolamentos e Câmara de Compensação (Terapia Renal Substitutiva, Oncologia, UTI, Mamografia)
  7. Linhas de Crédito
  8. Integra SUS
  9. Teto MAC
  10. IAC

DESTAQUE: QUER SABER SE ALGUM RECURSO PÚBLICO CAIU NA CONTA DO HOSPITAL? A assessoria técnica faz o acompanhamento e atualização dos repasses realizados pelo governo estadual, de recursos próprios e federais, bem como, os valores em aberto junto às instituições hospitalares de Minas Gerais.

COMISSÕES TÉCNICAS REGIONAIS
Desenvolvem estudos e ações coletivas, possibilitando a troca de experiências que contribuem para o alcance do equilíbrio econômico e financeiro das instituições. Cada comissão realiza projetos específicos, que são replicados nas sete regionais da Federassantas com a finalidade de padronizar e buscar melhores resultados.

SUS: Realiza o mapeamento das principais políticas e programas, com identificação dos mais importantes desafios e necessidades de melhorias;

SAÚDE SUPLEMENTAR: Realiza o mapeamento dos valores praticados pelas operadoras de saúde, para os principais procedimentos ofertados aos pacientes e auxilia os filiados para a negociação com os convênios de saúde através de comparativo referente a diárias, taxas e porte cirúrgicos pagos;

REMUNERAÇÃO MÉDICA: Realiza o mapeamento dos valores e modelos de remuneração praticados, verifica e avalia os principais modelos de contratação da equipe médica tendo em vista as escalas de trabalho, adicionais e benefícios;

RECURSOS HUMANOS: Realiza o mapeamento dos cargos e salários, descrição de cargos, indicadores de desempenho individuais e de equipes, promove a adequação das descrições de cargos internos por meio de um comparativo referente à forma e ao valor remunerado das funções bem como suas adequações em busca de estabelecer um padrão;

SUPRIMENTOS: Realiza o mapeamento dos valores pagos pelos principais insumos adquiridos pelas instituições para subsidiar a tomada de decisão referente a negociação com fornecedores estabelecendo, assim, um maior poder de compra e previsibilidade de recursos. As informações e conhecimentos gerados pelos estudos traçados por essas comissões serão essenciais para o aperfeiçoamento e sustentação das discussões, que contribuem para a construção de um modelo sustentável das instituições filantrópicas. As informações asseguram a criação de relações de prestação de serviços equilibradas, e, ainda, busca contínua pela melhoria da aplicação dos recursos, com a reorganização de processos e melhor desempenho orçamentário.

REFERENCIAL FEDERASSANTAS
É uma plataforma online, desenvolvida através de dados levantados pelas comissões técnicas, onde os filiados acessam os principais indicadores do SUS e comparam informações estratégicas do setor:

  1. taxa de ocupação
  2. faturamento por leito
  3. média de permanência
  4. comparativos de suprimentos
  5. comparativos de RH
  6. comparativos de remuneração médica

Essas informações ajudam os gestores dos hospitais na tomada de decisão e no planejamento estratégico das atividades e na redução de custos.

Conheça a plataforma: https://transparenciasus.com.br

ASSESSORIA TÉCNICA HOSPITAIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Desenvolve estudos, discussões de casos e levantamento das principais necessidades e oportunidades para essas instituições, que possuem peculiaridades.

CEC – CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
Com mais de 10 anos de existência, O CEC ‐ Centro de Educação Continuada ‐ é a unidade de ensino da Federassantas, que tem como objetivo oferecer programas de capacitação e atualização profissional para os diversos agentes que atuam nas instituições hospitalares, nos diferentes níveis de atuação.

O CEC desponta como um braço importante de capacitação para gestores e profissionais da saúde com condições e valores mais atrativos que se comparado aos que são oferecidos por outras instituições educacionais do mercado. Além disso, os cursos são elaborados a partir das necessidades e oportunidades identificadas pelo setor de saúde. Os cursos do CEC são oferecidos na sede da Federassantas, em Belo Horizonte, e, também, nas cidades do interior de Minas ( nas sete regionais da Federassantas). O CEC possui, ainda, um curso de pós‐graduação Gestão Estratégica em Saúde, em parceria com a UFMG.

Atualmente, para as instituições não filiadas o valor dos cursos é 50% mais caros que os valores oferecidos aos filiados que pagam a mensalidade em dia. E para os filiados inadimplentes o valor cobrado é 25% maior. Por isso, vale apena ter um filiado e usufruir de todos esses diferenciais!

Conheça mais sobre o CEC Federassantas no site www.federassantas.org.br/cec

COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS
A equipe de comunicação possui profissionais de jornalismo, publicidade e design gráfico para responder às necessidades dos filiados. Dando, assim, visibilidade às necessidades e destaques positivos dos hospitais filiados na imprensa e nas redes socais.

 

Entre em contato para ser um filiado FEDERASSANTAS:
administrativo@federassantas.org.br
financeiro@federassantas.org.br
Telefone: (31) 3241-4312