Apesar de recomendação do governo, Minas irá manter estratégia de duas doses da vacina contra Covid

Minas não vai mudar o protocolo de vacinação contra a Covid-19, mesmo após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recomendar que novos lotes dos imunizantes sejam utilizados na aplicação da primeira dose. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai analisar a situação, mas, nesse momento, seguirá reservando duas aplicações ao público-alvo.

A orientação da pasta federal foi feita em reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), semana passada. Hoje, está prevista a chegada de 2 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford importadas da Índia. Outra remessa, com 2,7 milhões da CoronaVac, deve ser entregue pelo Instituto Butantan nos próximos dias. 

Segundo o infectologista Estevão Urbano, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da capital sequer colocou a pauta em discussão. Conforme o especialista, uma possível mudança só deveria ocorrer em situações excepcionais, como o colapso em Manaus.

“Não faz sentido fugir daquilo que foi estudado. Em situação de caos, até pode ser considerado, mas tirando isso, deve-se manter o protocolo original e as pessoas continuarem se cuidando até termos a vacina para todos”, avaliou.

De acordo com o médico, a CoronaVac foi desenvolvida para ser distribuída em duas doses e, por isso, teria, possivelmente, um resultado de imunização pior do que o esperado somente com a primeira aplicação.

“Nesse momento, não há evidências que nos garantam segurança em uma dose só das vacinas que estão sendo aplicadas. Então, é um risco desnecessário a ser corrido. Não quer dizer que dará errado, mas é um risco”, afirmou. 

Para o infectologista Unaí Tupinambás, também membro do comitê, esse novo modelo só seria viável com as doses da vacina da Universidade de Oxford, produzida no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pois a segunda aplicação é feita em até três meses após a primeira.

“Com a da Oxford, se chegarem 100 mil unidades, posso aplicar em 100 mil pessoas, contando que daqui a três meses teremos mais 100 mil para vacinar a segunda dose”, disse.

Confira a matéria na íntegra em Hoje em dia

Compartilhar esse post