CMB realiza o 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Na tarde dessa terça-feira, 13 de agosto, começou o 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da CMB. No primeiro dia, as atividades se deram a partir de uma programação de pré-congresso, com três eixos temáticos, separados por salas que ocorreram de forma simultânea: Sala Governança, Sala Sustentabilidade e Sala Relacionamento. O evento do setor filantrópico de saúde movimenta o Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília, até a próxima quinta-feira, 15, data em que se comemora o Dia das Misericórdias.

O eixo que mais atraiu congressistas ao primeiro dia de evento foi da Sala Governança, com a palestra “Governança Corporativa”, ministrada pelo presidente da H Forte Soluções Educacionais, Horário Forte Bahia Freire, o case sobre “Compliance”, apresentado por Daniel Porto Soares, superintendente geral da Santa Casa de Passos (MG), e a palestra “Lei Geral de Proteção de Dados”, com Enrico De Vettori, sócio líder da Deloitte Brasil e Marta Helena Schuh, diretora técnica e Riscos Cibernéticos da Marsh Mclennan.

Na apresentação do case sobre Compliance, Daniel Porto, da Santa Casa de Misericórdia de Passos, saudou o fundador da irmandade Jeronimo Pereira Mello e Souza, conhecido como Barão de Passos, com destaque para a história das santas casas. “Se a gente não partir da nossa história a gente corre um grande risco de comprometer o presente e de comprometer também o futuro. E falo isso com muita convicção “, ponderou.

O primeiro tema abordado na Sala Sustentabilidade no primeiro dia de congresso foi “O Custo do Desperdício”, com o diretor administrativo e financeiro da Santa Casa de Maceió, Dácio Guimarães Borges, e a gerente corporativa de Suprimentos da Associação Congregação de Santa Catarina, Daniela Eugênio.

Segundo Dácio, em 2017, houve um desperdício em saúde de R$28 bilhões, o que representou 1/5 dos valores investidos na saúde suplementar. O diretor mencionou, ainda, os desperdícios clássicos praticados em hospitais, como: estoque de medicamentos, espera, transporte de pacientes, erros e infecções hospitalares, entre outros. De acordo com ele, a Santa Casa de Maceió foi a primeira a receber uma certificação Canadense, sendo um indicador importante para oferecer um melhor atendimento ao paciente. “Quando se fala em desperdício significa que o hospital precisa tomar conta do custo do paciente, na eficiência e efetividade para que não tenha desperdício nenhum. O desperdício não precisa ser mensurado e sim eliminado”.

Na oportunidade, Dácio destacou o Projeto 50+, criado no 28° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. A plataforma é uma tecnologia que disponibiliza informações periódicas e organizadas sobre o desempenho financeiro, operacional, de recursos humanos e assistencial dos hospitais.

Na Sala Relacionamento, “Emendas Parlamentares Aplicáveis à Saúde” foi um dos temas no 29° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Na ocasião, a assessora técnica do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Silvia Ibiapina, apresentou o aplicativo InvestSUS, criado para observar Emendas Parlamentares em tramitação de interesse do gestor estadual e municipal. O aplicativo permite acompanhar desde a indicação da proposta até a liberação do recurso, sem a necessidade de plataforma Mais Brasil. O recurso sinaliza as propostas mais importantes para o gestor de saúde e mostra as transferências feitas ao Ministério da Saúde divididas em dois blocos: custeio e investimento. “Mas, mais importante do que apresentar sistemas e telas é conversar sobre a situação. Fazer uma roda de conversas. Seremos mais produtivos fazendo isso”, salienta.

Veja a cobertura completa em: http://www.cmb.org.br/cmb/index.php/noticias/2813-cmb-da-inicio-ao-29-congresso-nacional-das-santas-casas-e-hospitais-filantropicos

Compartilhar esse post