Com homenagens e novidades, Santa Casa de Poços de Caldas comemora aniversário de 117 anos

Fundada em 19 de fevereiro de 1904, a Santa Casa de Poços completou nesta sexta-feira 117 anos. Para comemorar a data, foi realizado um evento especial, onde foram feitas homenagens a figuras importantes da Irmandade, além do  lançamento das novas logos do Hospital, Centro de Imagem e Laboratório. 

Os homenageados foram os médicos: Dr. Victor Augusto Cardillo, Dr. José Tasca, Dr. Romeu José Nacarato, Dr. Daniel Simão Incrocci, Dr Júlio César Cardoso e Dr Alberto Araújo Cruz. Além deles, receberam homenagens a provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza e o vice-provedor, Marcos de Carvalho Dias. Eles receberam troféus estilizados das mãos da diretora assistencial da Irmandade, Josiane Celis, do diretor técnico, Dr. Alberto Volponi e do diretor financeiro, Fábio Augusto Alves.  

Estiveram presentes no evento: o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de governo  Celso Donato, o secretário de Saúde Dr. Mário Krugner,  o Presidente da Câmara Marcelo Heitor da Silva, os vereadores Flávio Togni, Wellington Paulista e Kleber Silva. Além dos membros da Irmandade. 

“A homenagem aos médicos foi merecida. O Dr Tasca está conosco há 30 anos, temos o Dr. Victor, que está conosco há 63 anos. Sem esquecer os demais, como o Dr. Romeu Nacarato, Dr. Daniel Incrocci e os outros profissionais homenageados. São pessoas fantásticas que merecem o respeito da população e da Santa Casa. Da minha parte, eu fiquei muito feliz em receber essa homenagem. O meu sentido na Santa Casa é doar, não tenho essa pretensão de ser homenageada, eu me sinto bem de fazer o bem a quem precisa”, disse a provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza, que foi uma das homenageadas. 

Novas logos 

Após a entrega das homenagens, foi realizado o lançamento das novas logos do Hospital, Laboratório e Centro de imagens. O superintendente Ricardo Sá foi quem apresentou a nova logo da Irmandade.

“Aproveitamos essa comemoração de 117 anos do Hospital para mostrar para a população, oficialmente, a nova logomarca da instituição e concomitantemente a nova logomarca do nosso Centro de Imagens e a nova logomarca de nosso Laboratório de Análises Clínicas. Tudo isso reporta a uma nova tendência de nosso hospital, de se modernizar, criar manifestações de exercício de sua prática médica de uma maneira mais moderna, mais eficiente, com mais qualidade. Isso tudo agregado a modernização de nossas tecnologias. Então, graças a Deus, a gente vem conseguindo fazer um bom trabalho e acho que a população tem reconhecido isso. É um esforço muito grande e estamos aqui sempre para melhorar”, afirma Ricardo Sá. 

Após o superintendente apresentar a nova logo do Hospital, a farmacêutica bioquímica Marli Poloni Bruzadelli apresentou a nova logo do Laboratório e, logo após, foi a vez da apresentação da nova logo do Centro de Imagens pela gerente executiva do Setor, Andréia de Almeida Silva. 

“Foi uma alegria muito grande para nós, primeiro por poder parabenizar a Santa Casa pelos seus 117 anos e também lançando nossa nova logomarca, que reflete o novo momento do Centro de Imagens, que hoje conta com uma equipe multidisciplinar, uma equipe especializada, com aparelhos de alta tecnologia. Lembramos que adquirimos um tomógrafo multislice 128 canais que tem o diferencial de, além de ter uma inteligência artificial, trazer um modulação de dose, que limita a dose de radiação que o paciente vai tomar, o que é um ganho muito grande para a população. É um marco para a Santa Casa e para a população de Poços e região, que agora podem se beneficiar de uma tecnologia tão grande”, conta Andréia. 

História 

Fundado em fevereiro de 1904, o Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas tem sua história entrelaçada com a solidariedade e o desejo de oferecer à comunidade um espaço adequado para atendimento. No início esta vontade se manifestou através de um grupo benemérito que desejava instalar na cidade um local destinado ao atendimento dos doentes mais pobres, pessoas que não tinham condições de se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento.

O primeiro local a abrigar a Santa Casa foi obtido através de doação feita por Dona Maria do Rosário das Dores. Ela repassou para a comunidade uma casa situada na Rua Marquês de Paraná, esquina da Rua Direita – hoje Rua Assis Figueiredo esquina com a Paraíba – para viabilizar a instalação do hospital.

O tempo passou e com ele a necessidade de ampliar a estrutura em que o então Hospital funcionava. Na década de 30, autoridades da época, adquiriram um terreno na Rua XV de Novembro, região central de Poços de Caldas, onde foi construído um prédio maior, de acordo com os padrões da época, com mais leitos e instalação de uma maternidade.

Em 1945, foi iniciada uma grande campanha em toda a cidade para a construção definitiva de um local que pudesse abrigar o hospital que, naquela época, já se tornava referência para inúmeros pacientes da região.

No dia 20 de maio de 1962, com o apoio de autoridades e o trabalho de inúmeras pessoas que abraçaram a causa, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar no local onde permanece até hoje, sendo incluído na lista de imóveis que integram o patrimônio Histórico de Poços de Caldas.

Por Assessoria de Comunicação Santa Casa de Poços de Caldas

Compartilhar esse post