Federassantas inicia segundo módulo do PROAGS nas sete regionais

A Federassantas iniciou esta semana, o segundo módulo do PROAGS – Programa de Atualização para Gestores de Saúde, com o tema Gestão de Processos e da Qualidade. O objetivo deste módulo é apresentar metodologias, ferramentas e técnicas da Gestão da Qualidade com demonstração prática da sua aplicação na melhoria de processos.

Marcos Aurélio Seixas dos Reis, é o palestrante deste segundo módulo e explica qual a importância da gestão de qualidade para o hospital. “A importância da implantação de um programa de qualidade é em relação ao resultado final da instituição; sejam eles assistenciais, financeiros e até administrativos.

Outro impacto positivo proporcionado com a implantação da qualidade é um melhor atendimento para o paciente. De acordo com o instrutor para o paciente, é possível oferecer um atendimento com mais segurança, “hoje os custos direcionados a erros médicos, erros da assistência, demora do atendimento e falta de efetividade, são muito pesados para a instituição e trazem muitos danos ao paciente”. Segundo ele, “o paciente que é atendido em um hospital que tem o modelo de gestão pela qualidade e que tem assegurados os seus processos, ele sai mais rápido da instituição e tem seu problema resolvido de forma mais adequada. E assim, a instituição acaba tendo como resultado, além da satisfação do paciente e de toda sua equipe de profissionais, um melhor resultado financeiro, porque gasta menos para oferecer o melhor ao paciente”, afirmou.

Marcos destaca também que além destes benefícios, a gestão pela qualidade é um caminho para a melhoria contínua da instituição, mas que o processo de implantação deve partir de um envolvimento da alta gestão do hospital, alinhado a estratégias e objetivos institucionais. Além disso é necessária a criação de um escritório da qualidade, apto à envolver e capacitar todas as equipes e profissionais dos diversos setores do hospital.

O instrutor observa também que uma vez implantada a gestão da qualidade é necessário criar também indicadores, que possam ser mensurados e monitorar para assegurar que os processos estão sendo cumpridos.

CAPACITAÇÃO DE GESTORES

O instrutor Marcos Reis alerta sobre a importância da capacitação dos gestores hospitalares.  Quando a gente fala em qualificação de gestores hoje, sabemos que temos muito a caminhar ainda, então, quando a Federassantas cria um programa de qualificação dos gestores, que visa profissionalizar esses gestores para que possam olhar para sua instituição de forma mais objetiva, apresentando um modelo de gestão a esses gestores, isso é fundamental para o resultado da instituição, para a melhora do atendimento ao paciente, para melhorar o reconhecimento da sociedade;  porque quando a sociedade olha pra instituição e vê que tem gestores profissionalizados, que tem processos seguros dentro dela, de alguma forma respeitam e acabam se comprometendo melhor com essa instituição, então, talvez seja esse o principal ganho da instituição em poder investir na qualificação e na profissionalização dos seus gestores”, declarou.

PROAGS

Cerca de 100 profissionais de hospitais filantrópicos participaram do encontro na Regional Central, nesta segunda feira (04/02) em Belo Horizonte. O segundo módulo do PROAGS já foi realizado também na Regional Oeste (05/02), em Divinópolis; e na Regional Sul (06/02), em Alfenas.

Os próximos encontros acontecem nas regionais Triângulo (08/02), Zona da Mata (11/02), Norte (15/02) e Vales (25/02). As inscrições podem ser realizadas, sem custo, através do link http://www.federassantas.org.br/novosite/noticias/incricoes-abertas-para-o-2o-modulo-do-proags-federassantas. Participe!

PROAGS realizado na Regional Central, no Hospital Madre Teresa

     

 

PROAGS realizado na Regional Sul, na Santa Casa de Alfenas

    

 

PROAGS realizado na Regional Oeste, no Hospital São João De Deus