Federassantas notifica estado e estabelece diretrizes para enfrentamento do Coronavírus em Minas

Com o objetivo de orientar os gestores e colaboradores das instituições filantrópicas em Minas Gerais, a Federassantas criou, ontem (16/03), um comitê especial com diretrizes para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

A primeira medida tomada pela federação foi a criação de uma notificação à Secretaria Estadual de Saúde, que será encaminhada ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral. Durante a reunião, a presidente da Federassantas, Kátia Rocha, alertou para o cenário sem precedentes. Ela destacou que a iniciativa de se cobrar um posicionamento do estado é fundamental para garantir que o governo não só oriente os gestores hospitalares quanto as estratégias de atendimento, mas também pare que sejam definidas as formas de pagamento e contratualização desse tipo específico de serviço, que passará a ser ofertado pelos hospitais filantrópicos. Vale ressaltar que dos 2800 leitos do SUS de CTI citados pela SES, 75% estão sob responsabilidade dos hospitais beneficentes que recebem subsídios do governo para funcionar.

O documento elaborado pelo comitê especial da Federassantas contém as principais dúvidas e demandas das instituições filantrópicas em relação a pandemia do Coronavírus. Dentre outras questões, consta no documento dúvidas sobre:

– Forma de subsidio de insumos, medicamentos e equipamentos
– Habilitação e custeio de novos leitos
– Protocolos e fluxos de atendimento aos pacientes suspeitos
– Suspensão de cirurgias eletivas e os impactos desta medida
– Planejamento e custeio dos serviços
– Logística de transporte de pacientes entre as unidades de saúde
– Estoque de bancos de sangue
– Estrutura e equipamentos específicos para garantir a segurança de funcionários e profissionais da saúde
– Jornada extra de médicos e enfermeiros

Durante reunião com os gestores dos hospitais filantrópicos, o superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal, destacou a necessidade deles notificarem as prefeituras e o estado sobre a revisão de indicadores de programas estaduais; redução de ICMS na compra de insumos, e alertou sobre os altos valores praticados pelo mercado em função da excessiva demanda no setor da saúde. O superintendente reforçou que a Federassantas irá notificar também órgãos de controle como Ministério Público e COSEMS.

O comitê especial de enfrentamento do Coronavírus teve a participação também do especialista e presidente do Grupo Brasileiro de Classificação de risco, Welfane Cordeiro Júnior. O médico destacou a urgência dos hospitais ativarem planos de contingência e instalação de um comitê de gestão de crise, com reuniões diárias e com a participação da diretoria das instituições. O especialista alertou ainda para uma possível sobrecarga do sistema de saúde brasileiro, se medidas não foram tomadas de imediato pelos hospitais e pela população que deverá aderir os cuidados com a higiene e manter-se em isolamento domiciliar.

Confira a notificação encaminhada ao Governo do Estado de Minas Gerais:

FEDERASSANTAS – Notificação SES e Estado – Coronavírus

Compartilhar esse post