Haverá vencedores pós pandemia?

Por Luís Santin, Coordenador de Projetos da Gesti Soluções

A GESTI tem mais de 40 clientes em todo Brasil e vários deles no Estado de Minas. Neste momento da saúde no país temos de um lado os hospitais, gerenciando uma crise financeira gerada pela queda de receitas dos procedimentos eletivos e aumento das despesas gerais, e do outro lado às operadoras de planos de saúde que tiveram seus custos assistenciais reduzidos com a suspensão das cirurgias eletivas, mas com o aumento, com as internações de alto custo em UTI´S. Perguntamo-nos, quem sairá ileso a tudo isso? Haverá vencedores?

Para os hospitais, muitas ações dos órgãos governamentais estão sendo realizadas, ampliação de leitos de UTI’s, em alguns casos instalação de UTI para aqueles que não tinham esse serviço, recursos financeiros na ordem de 2 bilhões sendo disponibilizados para os filantrópicos, entre outras ações. Mas e o acesso a tudo isso, é fácil? Não.

Com as operadoras o problema será em relação à redução de beneficiários e ao atendimento da demanda reprimida dos procedimentos eletivos suspensos. As pessoas estão perdendo seus empregos, empresas reduzindo salários, reduzindo carga horária de trabalho. Isso tudo afeta as operadoras e, além disso, terão que sobreviver ao aumento dos custos, com as cirurgias suspensas.

O grande vencedor será aquele que conseguir acessar os recursos disponíveis pelo SUS e transformá-los em serviços rentáveis e em estoques adequados, será aquela operadora que planejar e negociar melhor a execução da demanda reprimida dos procedimentos eletivos com os hospitais e conseguir manter o equilíbrio financeiro com menos beneficiários.

Em resumo, quem tiver uma gestão mais eficaz sairá vencedor desta crise, mesmo com dificuldades, sairá vencedor, pois, a base e a estrutura, são sólidas. Coloque seus esforços na tomada de decisões com planejamento e vislumbre as
consequências dessa decisão e não pense apenas no momento. Assim, todos sairão vencedores.

A GESTI está com vocês nisso, ajudando na orientação dessa Gestão com Eficácia,
com assessorias e consultorias.

Contato: luis_santin@gestisolucoes.com.br
www.gestisolucoes.com.br

Compartilhar esse post