Informatização hospitalar é benefício para profissionais da saúde e pacientes

Tecnologia, organização e gestão são essenciais para bom atendimento

Por SP DATA

A informatização dos negócios e o investimento em organização têm se tornado elementos essenciais para qualquer instituição. Na área da saúde, não é diferente: a gestão eficiente de hospitais apresenta melhorias e estimula agilidade e qualidade nos atendimentos, crucial tanto para os colaboradores e administradores, quanto para os pacientes. Em uma instituição de saúde é essencial que as áreas assistenciais, clínicas, administrativas e estratégicas atuem em conjunto, procurando sempre garantir o bom funcionamento.

Para garantir atendimento de qualidade é preciso investir primeiro na organização e otimização dos serviços. A SPDATA, por exemplo, atua há 32 anos, desenvolvendo softwares voltados para a gestão de instituições de saúde de todos os portes, com foco nas entidades filantrópicas. O Sistema de Gestão Hospitalar e Clínicas (SGH) é um dos softwares propostos pela empresa, utilizado com sucesso na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços médico-hospitalares e conta, atualmente, com 101 leitos. A solução contribuiu para a melhoria do monitoramento de aspectos internos e até mesmo o atendimento ao paciente. De acordo com o superintendente da Fundhospar, Kaio Feroldi, o sistema transforma dados em informações, números em indicadores e auxilia a gestão nas práticas do dia a dia.

A ferramenta permite o controle de critérios essenciais como a capacidade dos serviços de urgência e emergência, prevenindo a lotação. Também possibilita manter o controle dos insumos e equipamentos, evitando que o paciente sofra com a falta de recursos. “Não tínhamos monitoramento de uma série de indicadores como taxa de ocupação de leitos, média de permanência no hospital e indicadores mais complexos, como controle de uso de insumos. O Sistema de Gestão Hospitalar nos proporcionou esse controle. Agora é possível saber até detalhes sobre o uso da nossa unidade de urgência e emergência por faixa horária, por convênio e por município”, explica.

Outro benefício para o paciente, segundo o diretor, é a integração dos serviços. Ele conta que o sistema está sendo instalado em uma clínica de diálise da Fundhospar, que atua fora da instituição e agora poderá funcionar em conjunto com o hospital. Assim, caso precise dos serviços, o paciente pode ser facilmente designado ao tratamento e monitorado do hospital até a clínica, facilitando esse processo.

O atendimento ao paciente é agilizado, garantindo também o rápido acesso aos serviços que forem necessários. Trata-se de uma plataforma adaptável aos diversos modelos de gestão, permitindo o controle e dinâmica de múltiplas áreas da instituição, fator que para o superintendente foi crucial para o desenvolvimento do hospital. “O que um hospital precisa para crescer são recursos humanos, físicos e tecnológicos. A SPDATA vem alinhada a esse tripé, que é a base para a boa gestão hospitalar no Brasil. Uma boa gestão é circundada por uma série de dificuldades, mas a empresa vem para facilitar esse processo”, declara.

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