Instituto Mário Penna apoia mês de prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Intestino

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro entre os homens.

Os principais sinais e sintomas podem ser sangue nas fezes, dor abdominal por mais de 30 dias, perda de peso, anemia, cansaço, fraqueza e mudança do hábito intestinal.

“Uma das medidas preventivas contra a doença é a realização de colonoscopia a partir dos 50 anos na população em geral (existem casos em que é necessário fazer antes). Por meio do exame é possível identificar e retirar pequenas lesões benignas chamadas pólipos, que podem se transformar em tumores malignos com o passar do tempo. A colonoscopia não é tão desagradável quanto a maioria das pessoas acredita. O procedimento dura de 15 a 30 minutos e o paciente é sedado para evitar qualquer desconforto,” explica Dra. Alice Capobiango, médica coloproctologista do Instituto Mário Penna.

Além disso, a especialista ressalta que a importância da adoção de hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de intestino, como exemplos:

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Manter uma dieta rica em fibras, frutas, legumes e cereais;

– Beber bastante água diariamente;

– Diminuir o consumo de carne vermelha, principalmente as processadas (linguiça, salame, embutidos e defumados);

– Evitar fumar;

– Evitar ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.

“O tumor identificado em estágio inicial tem grandes chances de cura. O tratamento pode ser cirúrgico ou, conforme o estágio, combinado com radioterapia e quimioterapia; explica Dra. Alice Capobiango.

Atendimento – O Instituto Mário Penna atende mais de 150 mil pacientes oncológicos anuais pelo SUS, sendo referência em Minas Gerais. No ano passado, foram realizados mais de mais de 5 mil atendimentos relacionados ao câncer de intestino, incluindo consultas, exames, cirurgias, quimioterapias e radioterapias.

A equipe é formada por profissionais renomados, contando com os médicos colopractologistas Alice Capobiango, Alexandre Miranda da Silveira, Marco Antônio Miranda dos Santos e Seiji Miyata.

Nos dias 16 e 30 de setembro, serão realizadas as lives do Mário Penna Conecta com especialistas para falar do câncer de intestino. A transmissão acontecerá nas redes sociais d instituto, às 17h.

 

Fonte: https://www.mariopenna.org.br/instituto-mario-penna/noticia/instituto-mario-penna-apoia-mes-de-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-intestino/

Compartilhar esse post