Lei de proteção de dados pessoais faz bem à saúde

Nossas fragilidades clínicas entregues na facilidade de um clique é inaceitável

O segredo médico enclausura o diagnóstico do paciente entre essas duas partes, no que observa a óbvia lógica de não expor publicamente a virtual fragilidade do indivíduo em questão. Ao profissional de saúde cabe a utilização do conhecimento nos cuidados do eventual enfermo e a este, revelar ou não a patologia que sofre.

Alguns contrapontos merecem abordagens, notadamente as doenças de notificação compulsória, para as quais a inobservância pode comprometer a saúde de outros, provocando riscos de disseminação da enfermidade vigente. Nesse caso, até lugares frequentados pelo doente, assim como seus contatos, podem ser rastreados.

Em outro cenário, apresentar-se para uma entrevista de emprego usando óculos (ou mesmo lentes) denuncia um defeito ou uma característica que pode ou não ser valorizado pelo entrevistador, assim como notório excesso de peso ou nervosismo demonstrado por tremores e sudorese podem custar o pretendido posto. Mas o entrevistado não informará se é portador de doença crônica intestinal, depressão, diabetes ou outro problema de saúde, cabendo ao serviço médico referenciado arguir sobre o universo clínico do postulante à vaga e atribuir ou não restrição para o cargo almejado.

Contudo estamos em tempos de bancos de dados e não à toa recebemos mensagens, telefonemas ou mesmo visitas nos oferecendo produtos ou serviços que utilizamos. Na farmácia nada se vende sem o fornecimento de seu CPF e alguns estabelecimentos enviam mensagens para lembrar que seu medicamento de uso constante está em promoção ou, de acordo com o número de comprimidos que comprou no mês anterior, está perto de findar.

Veja o artigo completo: https://bit.ly/2X01y0a

Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na área da saúde

Para atualizar e informar os gestores de hospitais, profissionais da saúde e tecnologia da informação, a Federassantas irá realizar no dia 25 de novembro, o curso “Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na área da saúde”. No curso abordaremos toda a legislação, artigo por artigo, e debateremos a aplicação no caso concreto, observando exemplos práticos como Clínicas e Consultórios deverão adequar seus processos e rotinas para buscar a conformidade com a legislação.

Confira a programação completa e faça já sua inscrição no site https://bit.ly/2M4dYAb

Compartilhar esse post