Ministério da Saúde classifica o banco de leite do HAT entre os melhores do país

O Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho foi credenciado pela Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil por seu alto grau de conformidade. A certificação, validada pelo Ministério da Saúde, atesta a qualidade máxima dos serviços oferecidos pela unidade.

Todos os anos a Rede avalia o desempenho dos bancos de leite e os categoriza conforme o desempenho. A avaliação leva em conta desde a manutenção atualizada dos relatórios, dos registros dos procedimentos e atendimentos feitos até as condições da planta física, equipamentos e capacitação dos recursos humanos.

O Aroldo Tourinho mantém uma equipe para coletar, analisar e pasteurizar o leite humano. A doação, recolhida nas casas de mães lactantes, passa pelo processo de análise laboratorial. Só depois de validado e classificado é que o leite é enviado para os recém-nascidos que precisam do alimento.

De acordo com a técnica responsável pelo Banco de Leite, Inária Alves Moreira, no ano passado, 2018, o BLH distribuiu mil litros de leite humano. “Fizemos atendimentos individuais a pessoas que procuraram o banco de leite para seus recém-nascidos e atendemos também prioritariamente aos CTI’s neonatais da cidade e região. Além desse serviço, fazemos visitas domiciliares. Toda mãe doadora recebe instruções de como coletar, armazenar o leite, cuidar das mamas e, claro, da alimentação do seu recém-nascido”, diz Inária.

“Nos orgulhamos muito do nosso serviço de banco de leite”, comenta a diretora de qualidade e inovação, Zilá Aparecida Soares Pereira. “Desde a implantação da avaliação e classificação dos bancos de leite no Brasil, pelo Ministério da Saúde, sempre atingimos a pontuação máxima, o que confere qualidade e segurança no alimento valioso distribuído à população, em especial aos bebês internados em unidades de terapia intensiva na Santa Casa de Montes Claros, Hospital Universitário, Hospital de Pirapora, Diamantina, entre outros”, acrescenta Zilá.

Para o provedor do hospital, Professor Paulo César Gonçalves de Almeida, o trabalho realizado mostra a importância social do Aroldo Tourinho para o norte de Minas. “Somos o único banco de leite humano que atende toda a nossa região. Um trabalho de amor e cuidado desenvolvido por toda uma equipe focada em fazer o seu melhor, salvando vidas de centenas de recém-nascidos. Parabenizo e destaco o valoroso serviço dos colaboradores e doadoras do banco de leite humano do Hospital Aroldo Tourinho”.

Fonte: Hospital Aroldo Tourinho

Compartilhar esse post