Ministério da Saúde divulga lista de instituições selecionadas para Programas de Residências

Ao todo, 107 instituições foram contempladas para oferta de 677 vagas em residência

O Ministério da Saúde publicou, sexta-feira (15), a lista das instituições selecionadas no edital para concessão de bolsas de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde (multiprofissional e uniprofissional). A seleção tem o objetivo de incentivar a formação em especialidades e áreas de atuação e regiões prioritárias. Ao todo, 83 instituições ofertarão 413 vagas em Residência Médica e 24 instituições ofertarão 264 vagas em Residência Multiprofissional.

“A formação em saúde no Brasil ainda está muito distante do ideal. Hoje o que se observa é uma lógica de mercado e não uma formação que contemple os interesses da sociedade em resposta aos indicadores de saúde. Nosso interesse é que no processo de formação dos trabalhadores para a área de saúde, essa lógica seja alterada e que a qualidade da formação seja inquestionável”, destacou a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Veja aqui a lista de instituições contempladas – Parte 1

Veja aqui a lista de instituições contempladas – Parte 2

As instituições públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, instituições privadas sem fins lucrativos e as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) que não foram contempladas podem interpor recurso por meio de formulário disponibilizado na página do SigResidências do dia 18 ao dia 19. O mesmo deverá ser encaminhado, via e-mail, para o endereço cplad.depreps@saude.gov.br .

Acesse aqui o SigResidências

O edital financiará, inicialmente, 677 bolsas de residência médica e multiprofissional, podendo sofrer alteração após a fase de recurso. O valor da bolsa de R$ 3.330,43, será pago durante todo o período do programa, de acordo com a duração de cada especialidade ou área de atuação.

Inscrição dos Residentes

Após a divulgação da lista final das Instituições, o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) deverá cadastrar, até o dia 1º de abril, os profissionais no sistema SigResidências.

Assista aqui o vídeo do passo a passo para cadastro o vídeo do passo a passo para cadastro

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sgtes/45224-ministerio-da-saude-divulga-lista-de-instituicoes-selecionadas-para-programas-de-residencias

 

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhar esse post