Ministro da Saúde reafirma compromisso com setor filantrópico no 29º Congresso Nacional das Santas Casas

Na noite dessa terça-feira, dia 13, o Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, foi palco da abertura oficial do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Na solenidade, o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti, deu as boas-vindas aos congressistas e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que representou na ocasião o presidente da República, Jair Bolsonaro. O encontro contou também com a presença do secretário de estado de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto; do presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno de Figueiredo Monteiro; do presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvanio Francisco Morato; do presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados, Eduardo Amaro; do deputado federal, Darcísio Perondi (PMDB-RS); e do deputado federal, Antônio Britto (PSD-BA).

Com a palavra, Edson Rogatti destacou o tema principal do evento – Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil. O presidente da CMB ressaltou que estamos vivendo uma nova era no setor filantrópico e que este exerce função essencial na saúde brasileira, uma vez, que o mesmo representa, 56% dos atendimentos SUS. “Há mais de 20 anos temos uma relação grandiosa com o SUS, com a missão de cuidar do próximo”.

Rogatti relembrou ainda dos avanços já alcançados no governo Bolsonaro. “Nesses sete meses tivemos o alongamento da nossa dívida com o financiamento do BNDES e FGTS. Queremos ser o grande parceiro do governo: as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, destacou.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, finalizou a abertura do Congresso. “O tema do evento é muito similar ao do Brasil. Reconstrói aquele que vê a casa da sua família, os quartos e as varandas racharem por falta de manutenção. O nosso país infelizmente, durante muitos anos, foi uma casa que vimos deteriorar, recebemos as contas públicas em situação extremamente precária. Encontramos na saúde um claro desafio de organizar e montar um sistema precisando de mais verbas. Encontramos uma atenção primária tão malcuidada, com perigo de retomar as doenças infecciosas”.

Mandetta alertou que não será possível reconstruir um sistema de saúde se não reconstruirmos uma Atenção Primária. “Esse ano, nos dedicamos a reconstruir a atenção primária, mas nós precisamos de todos na reconstrução do Sistema”. Ele reafirmou sua preocupação e compromisso com a saúde ao dizer que é preciso sim fazer mais pela saúde, investir em gestão clínica, valorizar o médico e medir as reformas dos CTIs. Na ocasião, o ministro levantou um questionamento aos parlamentares presentes. “Vocês, parlamentares, querem colocar mais dinheiro na saúde? Apontem onde devemos diminuir”.

Além disso, o ministro disse que o presidente Jair Bolsonaro espera reconstruir o Brasil com as Santas Casas. “Espero trazer boas notícias em breve. Por enquanto, conseguimos aumentar as linhas de financiamento, mas vamos celebrar mais quando chegar o momento em que a casa estiver reconstruída para poder oferecer um bom atendimento a vocês”.

Veja a reportagem completa em: http://www.cmb.org.br/cmb/index.php/noticias/2814-ministro-da-saude-reafirma-compromisso-com-setor-filantropico-no-29-congresso-nacional-das-santas-casas?highlight=WyJtaW5pc3RybyIsImRhIiwiJ2RhIiwic2F1ZGUiLCInc2FcdTAwZmFkZSIsInNhXHUwMGZhZGUnLCIsInNhXHUwMGZhZGUnIiwic2FcdTAwZmFkZScuIiwibWluaXN0cm8gZGEiLCJtaW5pc3RybyBkYSBzYVx1MDBmYWRlIiwiZGEgc2F1ZGUiXQ==

Compartilhar esse post