Nova cepa do coronavírus é identificada em primeiro caso de reinfecção em Minas Gerais

Uma nova cepa do coronavírus, identificada apenas nos Estados Unidos, foi descoberta em um paciente de Minas Gerais. A variante foi confirmada em um médico, de 29 anos, que também é o primeiro paciente reinfectado pela covid no Estado. A informação foi divulgada com exclusividade pela BandNews BH e confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta terça-feira. Segundo o laudo da pasta, o primeiro diagnóstico positivo ocorreu em maio do ano passado e o segundo, pela nova variante, em janeiro de 2021.

A SES-MG informou em nota que a confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético conduzido pela Funed e o laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias.

Ainda de acordo com a secretaria, o caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde estabelecidos para investigação laboratorial de reinfecção, por meio da área técnica da SES-MG – o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG). Foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelo Laboratório Central (LACEN), da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ RJ). Este é o primeiro caso de reinfecção confirmado laboratorialmente, em Minas Gerais.

Nos dois diagnósticos, o médico teve sintomas leves e não precisou de internação. Ele não possui comorbidades, é residente e atua na Região Metropolitana de BH. Em conversa com a Assessoria de Comunicação da Federassantas, o médico relatou que em maio de 2020 os primeiros sintomas da Covid 19 foram: febre, dor no corpo, diarréia, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, diarréia e foi diagnosticado após realizar o teste PCR. Fez vários testes imunológicos (IGGs), sendo que em dezembro o IGG reduziu-se consideravelmente (a níveis negativos).

Em janeiro de 2021, apresentou novamente sintomas da Covid-19 (dor no corpo, dor de cabeça, tosse e dor de garganta) e teve um novo teste PCR positivo. Ele relatou que esteve no Rio de Janeiro. Encontra-se bem e recuperado e também informou que ainda não tomou a vacina contra a Covid-19, mas que pretende tomar em breve no município onde reside. Ciente de que está mais exposto ao vírus em função de sua profissão, ele redobra todos os cuidados preventivos e necessários no combate à pandemia. O depoimento foi dado à Federassantas considerando a importância da entidade na representação dos hospitais filantrópicos e trabalhadores da saúde.

Compartilhar esse post