Pediatra da Fundação São Francisco Xavier alerta sobre a importância do aleitamento materno durante a pandemia

Melhor alimento que existe para o recém-nascido, o leite materno fornece todos os nutrientes que a criança necessita, além de anticorpos que irão proteger contra doenças. Por isso, a recomendação é que o bebê se alimente exclusivamente de leite materno nos primeiros seis meses de vida. O Agosto Dourado, mês que é celebrado o ato de amamentar, vem de encontro com esse reforço em época de pandemia.

Dúvidas, incertezas e medos. Segundo a pediatra Ana Luiza Barcelos, da rede de hospitais da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), a pandemia tem causado muita insegurança nas mães, no que se refere a amamentação. “Mesmo nesse contexto atual de pandemia, a indicação é continuar com o aleitamento materno, pois oferece proteção contra doenças e é a melhor forma de nutrição. A amamentação supera em benefícios todos os riscos de uma possível contaminação. Mães que estão com suspeita ou têm confirmação da Covid, podem e devem amamentar, redobrando os cuidados e as medidas de higiene”, reforça a pediatra.

A médica ressalta que não foi comprovado que o aleitamento materno é uma fonte de transmissão e não há indicação de suspender a amamentação em nenhum momento. “O importante é usar máscara constantemente, lavar as mãos da forma correta, usar álcool em gel, evitar que o bebê toque a face dos adultos. O ideal é que outra pessoa sem sintomas realize os cuidados diários do bebê para que haja o distanciamento, durante o período recomendando”, conclui Ana Luiza.

“Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, com destaque para a cor dourada que está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação São Francisco Xavier

Compartilhar esse post