Profissionais da linha de frente dos hospitais filantrópicos são imunizados após o recebimento das vacinas contra a Covid-19

Primeiras aplicações trazem esperança e representam momento histórico no enfrentamento da pandemia

 

Por Camila Madeira (Assessoria de Comunicação Federassantas), com colaboração das assessoras Mariana Castello Branco (Grupo Santa Casa BH), Thatyanna Mota (Santa Casa de Ouro Preto), Ana Luiza Rabelo (Fundação São Francisco de Assis), Ceci Gibram (Hospital Evangélico) e Valéria Alves (Hospital Bom Samaritano)

 

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao solo mineiro na noite dessa segunda-feira (18). O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A distribuição para as 28 Superintendências Regionais de Saúde teve início na manhã de terça-feira (19). Hospitais filantrópicos iniciaram a imunização dos profissionais da linha de frente logo após o recebimento.

O Grupo Santa Casa BH recebeu três mil doses da vacina contra a Covid-19 e deu início à vacinação de seus funcionários. De acordo com a orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a prioridade de imunização será dada aos profissionais que atuam diretamente nas áreas de terapia intensiva e enfermaria de isolamento respiratório.

Em seguida, a instituição dará continuidade vacinando aqueles que têm mais de 60 anos e trabalham na área assistencial ou possuem algum fator de risco (obesidade, cardiopatia, pneumopatia ou diabetes) e atuam na assistência. De acordo com o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Guilherme Gonçalves Riccio, esse é um momento histórico para a instituição e o Brasil.

“Estamos trazendo esperança para nossos valorosos profissionais, que desde março de 2020 estão trabalhando incansavelmente, alguns à beira da exaustão, para atender os pacientes com Covid-19. Essa vacinação continua porque temos a confirmação da gestão municipal de que mais vacinas chegarão para imunizarmos os nossos profissionais. No entanto, essa não é a resolução definitiva. Pedimos que todos continuem mantendo o isolamento social, usando máscaras, lavando as mãos frequentemente e passando álcool em gel. Isso é fundamental para sairmos vitoriosos dessa batalha”, conclui.

 

Representantes da Prefeitura de Ouro Preto entregaram à Irmandade da Santa Casa de Ouro Preto 200 doses da CoronaVac. A primeira vacinada foi a técnica de enfermagem, Lílian Silva Alves.

Profissional há 22 anos e colaboradora da Santa Casa há 12 anos, Lilian relembra os últimos meses: “São longos dias que vimos pessoas morrendo muito rápido. Uma hora a pessoa estava bem, em outro momento, tínhamos que levá-la para a UTI e, as vezes, essa pessoa não retornava. Foram muitas vitórias, mas uma vida que se perde, nós todos sentimos e sofremos”, afirma.

O ouro-pretano Leomir Leandro Correia Maia, técnico de enfermagem há 5 anos na instituição, que atua na Unidade de Terapia Intensiva II (Covid-19), além de exercer seu trabalho no hospital, ele é cuidador de idosos e também atuante no SAMU. “Estou muito feliz e satisfeito com a notícia que a vacina chegou. É mais uma etapa que estamos vivenciando dessa doença. Agradeço a Deus por todas as conquistas até aqui”, comemora.

Cristiano Alves Félix, enfermeiro há 13 anos e Coordenador do Centro de Unidade de Terapia Intensiva também foi imunizado. “Em abril de 2020, a Santa Casa de Ouro Preto entregava 10 novos leitos de UTI e isso foi um passo muito grande para conseguirmos realizar o nosso trabalho. Entendemos naquele momento que estávamos prontos para atender as necessidades da microrregião e os desafios que a doença nos trazia. Hoje, com a vacina, é mais uma etapa. É a certeza que estamos no caminho certo e o sentimento é de realização”, afirma. Ao final, demais colaboradores que atuam na área assistencial também foram imunizados.

 

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, está entre as primeiras instituições a iniciar a vacinação no estado. Desde a noite de ontem (19), colaboradores dos CTI´s e Posto de Internação Covid das duas unidades foram vacinados pelo Médico Coordenador de Medicina do Trabalho, Dr. Lucas Chalup e uma equipe com 20 profissionais da enfermagem. A expectativa é imunizar 1400 profissionais que, dentro de 14 dias deverão tomar a segunda dose.

A vacinação dos demais setores já está prevista para ser realizada na semana que vem. Em nota a instituição informou que a chegada das primeiras doses representa a esperança e a luta no enfrentamento da doença. “Embora o imunizante seja motivo de celebração, a vitória sobre o novo coronavírus não virá do dia para a noite e dependerá da continuidade de cuidados básicos. Devemos sempre lembrar que, mesmo com o início da imunização, é muito importante que todos continuem seguindo os protocolos de segurança. É preciso continuar usando máscara, evitar aglomeração, usar álcool em gel e lavar as mãos corretamente.”

 

No Hospital Evangélico, também em Belo Horizonte, colaboradores já vacinados demonstram a expectativa de dias melhores, como a enfermeira e Supervisora da Unidade de Internação, Cíntia do Carmo. “Estamos muito felizes com a chegada da vacina para nós, para toda a população brasileira. Isso traz esperança para todos nós, principalmente para os profissionais da área da enfermagem, que estão atuando com a Covid-19. Espero que todos ainda continuem com as medidas de proteção, medidas preventivas, para que possamos ter melhorias daqui pra frente”, ressalta.

Há dez anos, Fabrícia é técnica de enfermagem do hospital e se lembra do primeiro paciente infectado recebido no hospital. “Em 20 de março de 2020, nós recebemos no plantão da noite o primeiro paciente de Covid. Foi muito tumultuado porque não sabíamos direito como seria. E daí pra frente, fomos recebendo vários pacientes. Foi muito triste, muito preocupante, mas agora nós estamos aí com a vacina. Graças a Deus vai dar tudo certo, estou com muita esperança”, conta.

Enfermeira do Hospital Evangélico há oito anos, Sandra Barroso, reforça a importância de se manter os cuidados “É com muita gratidão, com muita felicidade que a gente recebeu essas vacinas aqui. Usem máscara, continuem se prevenindo contra o coronavírus, porque o vírus está aí, em alta, e precisamos combatê-lo”, alerta.

O Hospital Bom Samaritano, em Teófilo Otoni, vacinou seus colaboradores da linha de frente de atendimento aos pacientes Covid nos dias 20 e 21 de janeiro. São 772 colaboradores, de uma total de 1350, diretamente ligados a assistência. A primeira a ser imunizada com a primeira dose da vacina contra a COVID foi a mais antiga funcionária da UTI, a técnica de enfermagem Sheyla Christina Souza que ajuda salvar vidas na UTI Covid.

“Eu tive Covid e foram sintomas leves, mas mesmo assim a gente fica com muito medo. Na UTI a gente lida diariamente com pacientes graves, então a gente sabe bem como é. A vacina é um alívio para trabalharmos mais tranquilos, com relação a nós mesmos como profissionais, porque estamos esgotados pelo cansaço físico e emocional e com relação ao próximo, com quem lidamos todos os dias em nossas relações pessoais. Eu espero que com a vacina a gente possa erguer o mundo novamente”, afirma Sheyla ainda emocionada com a oportunidade de participar de forma marcante desse momento histórico.

Todo o processo de imunização está sendo feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e supervisionado pela Enfermeira do Trabalho do hospital, Ivanessa Alves da Silva, que alerta para a importância dos colaboradores não se descuidarem. “A vacina não significa que todos podem relaxar. Ainda não imunizamos todos para ficarmos tranquilos, ainda estamos na primeira dose desses que estão sendo imunizados hoje e temos que manter os cuidados para fazer esse momento valer a pena”, afirma.

 

 

Foto de capa: Christiano Senna/Santa Casa BH

Compartilhar esse post