Santa Casa de Montes Claros adere à campanha “Janeiro branco”

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e da saúde emocional, a Santa Casa de Montes Claros realiza pela primeira vez ações de conscientização sobre o “Janeiro Branco”. De acordo com o psicólogo Junio Rocha, que atua no setor de Medicina do Trabalho do hospital, o “Janeiro Branco” foi criado em 2014 em Minas Gerais. “O objetivo da campanha é incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem sua saúde mental. Além disso, chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância do assunto”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.
Para a psicóloga Ana Laura Mota, as ações dessa natureza são mais que necessárias. Ela reforça que a procura por um profissional da psicologia pode ajudar a pessoa futuramente, evitando problemas de saúde de outra natureza. “As pessoas costumam procurar por atendimento depois que já estão com problemas mais sérios. É preciso criar a cultura nas pessoas de buscarem ajuda antes que situações mais graves. Por exemplo, quando você sente uma dor física, você procura um médico. Essa atitude também precisa existir quando você tem uma ‘dor emocional'”, explica.
Ações de conscientização na Santa Casa de Montes Claros conta com rodas de conversa com os colaboradores da Instituição, através de grupos terapêuticos; mobilização da campanha nas redes sociais e a realização do Iº Workshop Janeiro Branco, com palestras sobre o tema e um espaço de reflexão para compartilhar experiências e trocar informações.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Compartilhar esse post