Santa Casa de Montes Claros inicia atendimento oncológico em Janaúba

Com o objetivo de levar mais comodidade aos pacientes oncológicos da região da Serra Geral, a Santa Casa de Montes Claros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Fundação de Assistência Social de Janaúba – Fundajan, passa a oferecer a partir de hoje, 3 de dezembro, atendimento em oncologia em Janaúba.

Durante solenidade realizada nesta segunda-feira no município, o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio, explicou como será a parceria. “Inicialmente vamos oferecer as consultas para diagnóstico, uma vez que o processo para aprovação do serviço em sua plenitude está em tramitação aguardando aprovação da Comissão Interpartite Regional Avançada (CIRA) e da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG). No entanto, avançamos com os atendimentos em consultório para  minimizar o sofrimento dos pacientes e já agilizar os atendimentos da região”, disse.

O provedor do hospital, Heli de Oliveira Penido, ressaltou ainda que “assim que saírem as aprovações necessárias, será construído nos próximos meses na Fundajan, um salão quimioterápico, no qual o atendimento pleno desses pacientes será realizado”, complementa. Ele ressaltou ainda que a radioterapia e as cirurgias ainda continuam sendo realizadas em Montes Claros, uma vez que o processo e o tratamento é diferente em relação a quimioterapia.

A radio-oncologista Lucianne Costa e a Oncologista Cláudia Teixeira, já realizaram as primeiras consultas. Seis pessoas foram atendidas na manhã de hoje.  Caso diagnosticadas com a patologia, elas serão tratados em Montes Claros. Logo em seguida, com a construção do salão de quimioterapia, esses pacientes passarão a fazer seu tratamento em Janaúba. Atualmente, a Santa Casa atende uma média de 1000 (mil) pacientes oncológicos. Desse total, cerca de 300 são da microrregião da Serra Geral.

De acordo com o Prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, a expectativa é de que em seis meses, com a construção do salão de quimioterapia, o atendimento desses pacientes passe a ser realizado no município.

Oncologia

A Santa Casa de Montes Claros, em seu trabalho e atuação para preservar vidas, consolida-se no norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do sudoeste da Bahia, como a principal referência em tratamento do câncer, oferecendo assistência humanizada, com alto nível profissional e recursos tecnológicos na prevenção e tratamento da doença.

Fonte: Assessoria de Impensa da Santa Casa de Montes Claros

Compartilhar esse post