SUS oferecerá mais dois remédios para câncer de rim

Pacientes com tumor nos rins avançado terão à disposição medicamentos mais eficazes e seguros do que os disponíveis atualmente na rede pública.

Sistema Único de Saúde (SUS) remendou um atraso histórico no tratamento a pacientes com câncer de rim avançado. Após anos recorrendo a uma estratégia pouco eficiente e pra lá de tóxica, o serviço público agora terá à disposição uma dupla de medicamentos mais potente contra essa doença: o sunitinibe, da Pfizer, e o pazopanibe, da Novartis.

A decisão foi considerada um marco pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), que fez o pedido de incorporação dos remédios citados. “Temos uma estimativa de mais de 6 mil novos casos por ano de câncer de rim. Apesar de não ser um dos tumores mais prevalentes em nosso país, 40% da população tem diagnóstico em uma fase tardia da doença, na qual o único tratamento disponível é ineficaz e já não é utilizado há mais de uma década em vários países”, afirma o médico Sergio Simon, presidente da Sboc, em nota à imprensa.

Leia a matéria completa em: https://saude.abril.com.br/medicina/sus-oferecera-mais-dois-remedios-para-cancer-de-rim/

Fonte: Saúde – Abril

Compartilhar esse post