Tecnologia desenvolvida na Santa Casa de Montes Claros é apresentada em Congresso Nacional

O superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, ministrou na noite desta quarta-feira (29), a palestra “Painel de Situação no Gerenciamento Hospitalar”. A apresentação compôs a programação do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e do VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde, realizada no Marina Park Hotel, em Fortaleza. A cerimônia reuniu profissionais do direito e da saúde, além de gestores públicos e privados de todo o Brasil.

Com a participação de diversas autoridades nacionais, o congresso teve como objetivo a promoção e o debate de temas inerentes à interface do mundo jurídico e das ciências da saúde. Dessa forma, foram realizados painéis, mesas redondas e conferências relacionadas ao tema central: “A saúde após trinta anos da Constituição Brasileira”.

O superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio, participou da mesa redonda “Ideias que fazem a diferença no SUS”, guiada pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Sayonara Moura de Oliveira e com a participação dos também palestrantes Francisco de Assis Figueiredo, Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; Antônio Jorge de Souza Marques, ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais e Lenir Santos, advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo.

A convite do Ministério Público do Ceará, o superintendente do maior hospital do Norte de Minas, apresentou o case de sucesso do Painel de Gestão à Vista e ressaltou a inovação da Santa Casa de Montes Claros com o uso do Painel de Gestão à Vista, que é um dos primeiros e mais completos do país, com tecnologia própria totalmente desenvolvida pelo hospital e que tem sido inspiração para outras instituições de saúde como o Instituto Mário Penna.

“Agradeço imensamente ao Ministério Público do Estado do Ceará pelo convite para ministrar esta palestra, na qual tive a oportunidade de apresentar ao Brasil nosso Painel de Gestão à Vista, que demonstra a tecnologia de ponta da nossa unidade que trabalha com o firme propósito de busca de soluções em saúde, com humanização, pioneirismo, agilidade e segurança. Sinto-me muito feliz e orgulhoso em levar o nome da nossa Santa Casa e de nossa cidade de Montes Claros como case de sucesso para um evento a nível nacional”, afirmou Maurício Sérgio.

A tecnologia foi implantada na Santa Casa de Montes Claros em 2014 e atualiza, de forma dinâmica, informações importantes para a assistência e para administração não só dos leitos das unidades de internação mas de todos os setores e áreas do hospital. Com isso, possibilita coletar, centralizar e disponibilizar informações sobre pacientes internados num único sistema, tais como dados clínicos, previsão de alta, prescrições de medicamentos, realização de exames e outros assuntos relativos à assistência hospitalar.

O superintendente destacou que desde a implementação da ferramenta, que pode ser acessada através de computadores e aplicativo para tablets e smartphones, as informações em tempo real proporcionam uma melhoria significativa de processos e tomada de decisões. “Temos um mecanismo eficiente, uma vez que conseguimos fornecer com transparência as informações, o que otimiza a gestão de processos e as tomadas de decisões. Além disso, facilitamos a comunicação interna e o envolvimento de todos os colaboradores e corpo clínico com foco em resultados e proporcionando mobilidade, uma vez que o acesso às informações é garantido a qualquer momento e em qualquer lugar”.

Evento

O Congresso Brasileiro de Direito e Saúde é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito e Saúde (IBDS), da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA), e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania/Saúde do Ministério Público do Estado do Ceará (CAOCIDADANIA/SAÚDE MPCE).

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Montes Claros

Compartilhar esse post