Agência Transfusional da Santa Casa de Poços de Caldas recebe pontuação de 99,1% de grau de eficiência técnica

A Agência Transfusional da Santa Casa obteve da Vigilância Sanitária a pontuação de 99,1% de grau de eficiência técnica, o que quer dizer que a Agência trabalha com baixo Risco Potencial, trazendo assim muito mais segurança aos pacientes.

A biomédica da Agência Transfusional, Aline Magalhães da Silva, explica que essa  avaliação veio do Serviços de Hemoterapia, realizado pela Vigilância Sanitária em 2020. “Isso se deve a busca constante pela melhoria nos processos internos de qualidade, visando à segurança transfusional e qualidade em toda linha de processo desenvolvida para que as bolsas de sangue sejam transfundidas da forma mais segura possível em nossos pacientes.

O trabalho é resultado do comprometimento e dedicação de toda equipe envolvida e para nós é de grande satisfação alcançar essa qualificação. A busca pela garantia na qualidade será sempre constante para garantir os procedimentos mais seguros e eficazes. Parabéns a toda equipe”, diz a biomédica. Para o superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, é uma satisfação muito grande saber que a Agência foi reconhecida pela Vigilância Sanitária de Poços de Caldas com a nota máxima sobre a segurança.

“Fazer exames transfusionais requer um princípios de qualidade e de segurança muito grandes, porque um exame e um resultado mal elaborado pode até matar um paciente, ou senão trazer consequências graves na vida desse paciente. Em função da nossa eficiência no trabalho, a nossa Agência Transfusional conseguiu obter um grau máximo sobre esse critério de segurança emitido pela Vigilância Sanitária, o que nos conforta muito e mostra o quanto a Santa Casa faz com critério e atenção tudo aquilo que envolve nossos pacientes”, explica o superintendente.

Novo local
Em um processo de melhora de todos os setores da Santa Casa, que estão tendo seus espaços readequados e melhorados, a Agência Transfusional está ocupando um novo espaço dentro do Hospital. Um local mais moderno e adaptado para as necessidades dos profissionais que ali trabalham.

“O nosso novo serviço de Agência Transfusional foi contemplado com um novo espaço, muito mais confortável e com muito mais capacidade de captação de exames, para o nosso paciente e para qualquer outro paciente da região que necessite dos nossos serviços transfusionais”, afirma Ricardo Sá.

“A Agência Transfusional agora está em novas instalações, o que para nós é uma grande conquista que há muito tempo já era desejada. As novas instalações da unidade são mais modernas, melhor equipadas, com maior espaço, garantindo mais conforto e segurança para nossos processos. Mais uma vez, sempre visando a qualidade e melhoria dos nossos procedimentos. Uma conquista importante e necessária para nós”, completa Aline Magalhães.

A Agência
Sob a responsabilidade técnica da  Dra. Lara Kieliane Romero Pereira, a  Agência Transfusional da Santa Casa é encarregada por toda a parte pré-transfusional do Hospital, funcionando 24 horas por demanda de Urgência e realizando a reposição de estoque durante o dia.

“Quando o paciente precisa da transfusão de sangue, o setor que ele está internado encaminha uma amostra para a Agência Transfusional que, por sua vez, encaminha o sangue para a transfusão. O  Hemominas faz a distribuição das bolsas já fracionadas. Por isso, doações são restritas somente ao Hemominas e aqui fazemos a parte de captação de doadores e todos os exames pré-transfusionais”, explica a biomédica da Agência Transfusional, Aline Magalhães da Silva,

Demanda
O Hospital conta com uma alta demanda de sangue de RH negativo, principalmente A negativo e O negativo,  que estão com o estoque abaixo do esperado por causa da pandemia e por serem usados em grande quantidade no setor de Urgência/Emergência e em um grande número de transfusões de pacientes oncológicos.

Quem puder ajudar é só dirigir  à Fundação Hemominas (Av. José Remígio Prezia, 303 – Jardim dos Estados)  para que possa realizar a doação em nome da Santa Casa. Por  conta da pandemia, é necessário fazer o agendamento com antecedência pelo site http://mg.gov.br/…/atendimento-ao-candidato-doacao , pelo aplicativo Mg App ou pelo whatsapp (37) 99903 2911.  Mais informações no telefone 2101 9300 no Hemominas ou na Agência Transfusional da Santa Casa, pelo telefone  3729 6053

Requisitos básicos para doação de sangue:

– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
– Peso mínimo 50Kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior a doação)
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação
– Apresentar documento original com foto
– Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis

Impedimentos temporários
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
– Tatuagem nos últimos 12 meses
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses)

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS, Doença de Chagas
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Malária

 

Por Assessoria de Comunicação Santa Casa de Poços de Caldas